Skip to main content

Porque variam tanto os preços dos aparelhos auditivos?

09/05/2019

 

Antes de mais, convém esclarecer que este artigo é sobre preços de aparelhos auditivos e não sobre preços de amplificadores auditivos, amplificadores de som ou amplificadores de voz, que são comercializados a muito baixo preço.

Se não sabia a diferença entre as designações acima utilizadas sugerimos a leitura prévia do nosso artigo “Amplificador ou aparelho auditivo”, disponível AQUI.

Falemos então sobre o que influência o preço dos aparelhos auditivos. Excluindo o fator marca, o tipo de aparelho auditivo que lhe for prescrito poderá ser um primeiro fator influenciador do preço final a pagar.

Existem os seguintes tipos de aparelhos auditivos no mercado nacional:

  • Aparelho auditivo dentro do canal (CIC) 
    Encaixam totalmente dentro do canal auditivo e estão indicados para perdas auditivas leves e moderadas e são praticamente invisíveis quando colocados.
  • Aparelho auditivo no canal do ouvido (ITC)
    Para colocar no canal do ouvido, permitem a utilização de uma pilha de longa duração e integram microfones direcionais para uma melhor perceção do som em ambientes ruidosos.
  • Aparelho auditivo dentro do ouvido (ITE)
    Aparelho colocado no ouvido e no canal auditivo. Permite adicionar outros recursos, como microfones, botões de controlo e de volume para melhor ajuste em qualquer ambiente.
  • Aparelho auditivo atrás do ouvido (BTE) 
    Concebido para ser escondido na orelha. Possui um tubo ultrafino que conduz o som. Tubo este que está ligado a uma ponta macia que encaixa no canal auditivo, sem o obstruir.

Os aparelhos auditivos atuais são verdadeiros microcomputadores, pelo que os componentes internos que o constituem, como por exemplo o processador, a memória ou os microfones, juntamente com as funcionalidades disponibilizadas pelo software desenvolvido pelos fabricantes, são mais alguns dos fatores a ter em conta relativamente à questão do preço dos aparelhos auditivos.

Por curiosidade, eis algumas das funcionalidades dos aparelhos auditivos que podem fazer subir o preço final a pagar:

  • Nível de redução do ruído ambiente
  • Ligação sem fios ou Bluetooth para conexão a outros dispositivos.
  • Microfones especiais, por exemplo o direcional que ajuda a conversar em ambientes ruidosos.
  • Funções avançadas de supressão de feedback (apitos)
  • Controle automático de volume

O segredo do preço está na combinação do nível de tecnologia que o aparelho auditivo proporciona, com a exigência e o estilo de vida do seu utilizador. Por exemplo, um utilizador que esteja a maior parte do seu tempo em casa pode obter bons resultados a partir de um modelo de tecnologia mais básica, enquanto que um utilizador mais exigente, que goste de tecnologia, assista a reuniões ou vá a eventos sociais pode beneficiar muito mais das características adicionais de um modelo de tecnologia mais avançada.


Precisa de informação personalizada sobre aparelhos auditivos

Os nossos audiologistas estão do seu lado e podem ajudar! Agende já a sua consulta gratuita ou telefone para o número grátis 800 100 210.

MARCAR CONSULTA

 

Pilhas grátis para TODOS