Chegámos a Gondomar! Visite-nos e faça a sua Consulta Auditiva Gratuita. Agendar Aqui

Na água, proteja a sua audição com "tampões de ouvido"

Com "tampões de ouvido" pode mergulhar e prevenir-se de problemas auditivos.
Aug, 01, 2022

Lembre-se sempre de proteger os ouvidos!

O verão é para se divertir. E se, porventura, sofrer de uma otite neste período esse objetivo não é alcançado. Como tal, relembramos a necessidade de proteger os seus ouvidos dentro de água. O acúmulo de humidade no canal auditivo é uma porta de entrada para bactérias e, portanto, para infeções nos ouvidos. Para evitar a entrada de água no ouvido, a solução mais eficaz e utilizar “tampões para os ouvidos”, mais corretamente designados por protetores auditivos. 

Portanto, protega os seus ouvidos sempre que mergulhar ou nadar em piscinas, lagos ou no mar. E a melhor maneira de o fazer é com protetores auditivos apropriados, pois estes são a barreira mais eficaz para a entrada de água no ouvido.

Procura protetores auditivos feitos à sua medida? Marque Consulta Grátis

Proteja-se sempre antes de mergulhar

Os “tampões para os ouvidos” ou protetores auditivos personalizados à prova de água, para natação, piscina e praia, praia proporcionam um ajuste perfeito, pois são feitos a partir de um molde de cada um dos seus ouvidos. São fabricados em silicone hipoalergénico e flutuam na água, em caso de queda acidental.

Muito confortáveis, estes protetores auditivos compostos por um material macio e leve podem ser produzidos para crianças de todas as idades e adultos. Caso os deseje adquirir, o primeiro passo é marcar uma consulta num dos nossos centros para que, em menos de 15 minutos, possamos fazer medições e realizar um molde totalmente personalizado a cada um dos seus ouvidos.

Os protetores auditivos à prova de água da Minisom são especialmente recomendados para os amantes de desportos aquáticos (nadadores, remadores e surfistas, por exemplo), mas também para pessoas com ouvidos sensíveis ou suscetíveis a infeções de ouvido e para crianças que tenham tubos de ventilação nos ouvidos.

Tem água no ouvido?

Quem nunca saiu da água com a incómoda sensação do ouvido entupido de água? Ter água no ouvido é uma situação algo frequente que acontece a quem pratica desportos de água (como a natação ou o surf) ou simplesmente ao tomar um duche em casa.

Normalmente, a água que entra pelo canal auditivo, não tendo como ficar retida, acabará por sair naturalmente. Mas, às vezes, torna-se necessário dar um “empurrãozinho” para que saia mais rapidamente. Na hora de tirar água do ouvido, saiba que é fundamental recorrer a métodos simples, como uma toalha, e não invasivos para não colocar a audição em perigo. 

Contudo, se a água não sair naturalmente do canal auditivo passados poucos dias, e principalmente se tiver dor nos ouvidos, o mais correto será ir a um otorrinolaringologista para que possam ser observados os seus ouvidos e a situação devidamente tratada.

E em circunstância alguma deve realizar outro tipo de procedimentos alternativos que não os recomendados. Usar água oxigenada, água quente, vinagre ou álcool, por exemplo, não são formas seguras de retirar água dos ouvidos e podem mesmo aumentar o risco de infeção ou provocar outras complicações, por vezes irreversíveis, em termos da sua saúde auditiva. 

Em circunstância alguma deve realizar outro tipo de procedimentos alternativos que não os recomendados!

Previna a perda auditiva!

Ouvir bem tem um grande impacto no seu bem-estar, pelo que deve cuidar da Audição como qualquer outra parte do corpo. Tal como verifica a visão, os dentes ou a pele, faça o mesmo pela sua Audição! Basta um simples exame, que na Minisom é Grátis.

Marcar Exame Grátis
Audiologista num centro auditivo a fazer exame auditivo a senhora
Anterior
Próximo

Notícias & Blog

Fique a par das últimas notícias sobre o mundo da audição.
Saiba mais

Descubra como está a sua audição

Marque uma consulta auditiva gratuita

Agendar agora

Faça um teste auditivo online

Iniciar teste

Encontre o centro auditivo mais próximo

Procurar centro
Store non trovato

A Minisom está perto de si! Descubra mais 100 centros Minisom em Portugal

Venha a um centro Minisom e verifique sua audição gratuitamente e sem compromisso.