Chegámos ao Cacém! Visite-nos e faça o seu Rastreio Auditivo Gratuito. Agendar Rastreio Auditivo

Tinnitus Pulsátil

Tinnitus pulsátil, ouvido a latejar ou sensação de pulsação no ouvido

Alguma vez teve a sensação de estar a ouvir a sua própria pulsação? Tinnitus pulsátil, ouvido a latejar ou sensação de pulsação no ouvido é uma condição incomóda, que pode ter diversas causas. Conheça o que pode estar relacionado com esta sensação e saiba como a pode tratar.

O que é o tinnitus pulsátil?

Já alguma vez sentiu o ouvido a latejar ou ouviu os seus próprios batimentos cardíacos dentro do ouvido? Saiba que é algo relativamente normal e designa-se por tinnitus pulsátil ou zumbido pulsátil.

É frequentemente sentido pelas pessoas, por exemplo em determinadas posições, quanto deitadas, e geralmente desaparece com a alteração da postura. Contudo, por vezes, podem persistir por algum tempo.

Sofre de tinnitus pulsátil e está a ouvir mal?

Fale com um audiologista Minisom para perceber como podemos ajudar. Preencha os seus dados a baixo para lhe ligarmos de volta:

Obrigado!

Entraremos em contato consigo o mais breve possível para agendar a sua consulta gratuita.

Quando consultar um médico?

Se a sensação de ouvido a latejar ou o tinnitus pulsátil persistir ao longo do tempo é aconselhável a marcação de uma consulta num médico especialista para que este possa prescrever o melhor tratamento.

Uma última nota para referir que existem diferenças entre o tinnitus pulsátil ou zumbido pulsátil e o tinnitus normal, também designado por acufenos ou zumbido nos ouvidos.

mulher com telemóvel na mão

Agende a sua consulta gratuita

A audição é um sentido precioso e que deve cuidar bem. Se pretender avaliar com precisão o estado da sua saúde auditiva, saiba que os audiologistas da Minisom podem ajudar.

Na Minisom os exames auditivos e o diagnóstico são Grátis.

Marcar consulta grátis

Causas e tratamentos do tinnitus

Ouvir o batimento cardíaco num dos ouvidos, ou nos dois, não indica necessariamente um problema de saúde. No entanto, se se tornar frequente, pode acontecer que seja um sintoma de algum tipo de doença, por exemplo, circulatória.

Outras Causas

Outras possíveis causas de tinnitus pulsátil podem ser:

  • A ingestão regular de certo tipo de medicamentos como antibióticos ou diuréticos – medicamentos ototóxicos.
  • Ouvir música com auscultadores ou auriculares frequentemente e com um volume sonoro muito alto.
  • Possíveis traumas, lesões ou torções a nível do pescoço ou da cabeça.
  • Aumento do fluxo sanguíneo e da pressão arterial na zona do ouvido, por via de esforço resultante de práticas desportivas ou até mesmo de algum tipo de doenças, como a hipertensão arterial.
  • Infeções nos ouvidos, como por exemplo otites, a ansiedade e o stress são mais algumas das causas que podem estar na origem do tinnitus pulsátil ou do ouvido a latejar.

Os Tratamentos

Caso a sensação de ouvir os batimentos cardíacos no ouvido se repita frequentemente, será o próprio médico especialista que terá de fazer uma investigação para determinar as causas e o tratamento mais acertado.

Regra geral, o tinnitus pulsátil é tratado em função das causas apuradas e pode variar entre medicamentos e prática de exercícios localizados específicos, principalmente na zona do pescoço e cabeça.

Uma solução bastante comum para o tinnitus pulsátil é a terapia de enriquecimento sonoro, na qual o objetivo é conseguir mascarar essas batidas por meio de diferentes sinais acústicos (melodia e sons agradáveis).

mulheres num ginásio a praticar exercício físico

Como prevenir o tinnitus pulsátil?

Eis alguns conselhos: levar uma vida saudável, praticar exercício, usar auscultadores ou auriculares com volume moderado, afastar-se de fontes de ruído, alimentar-se de forma equilibrada e evitar o consumo de café e bebidas alcoólicas.

Saber mais

Descubra como está a sua audição

Marque uma consulta auditiva gratuita

Agendar agora

Faça um teste auditivo online

Iniciar teste

Encontre o centro auditivo mais próximo

Procurar centro
Store non trovato

A Minisom está perto de si! Descubra mais 100 centros Minisom em Portugal

Venha a um centro Minisom e verifique sua audição gratuitamente e sem compromisso.