Alguma vez teve a sensação de estar a ouvir a sua própria pulsação? Tinnitus pulsátil, ouvido a latejar ou sensação de pulsação no ouvido é uma condição incomóda, que pode ter diversas causas. Conheça o que pode estar relacionado com esta sensação e saiba como a pode tratar.
Já alguma vez sentiu o ouvido a latejar ou ouviu os seus próprios batimentos cardíacos dentro do ouvido? Saiba que é algo relativamente normal e designa-se por tinnitus pulsátil ou zumbido pulsátil.
É frequentemente sentido pelas pessoas, por exemplo em determinadas posições, quanto deitadas, e geralmente desaparece com a alteração da postura. Contudo, por vezes, podem persistir por algum tempo.
Fale com um audiologista Minisom para perceber como podemos ajudar. Preencha os seus dados a baixo para lhe ligarmos de volta:
Se a sensação de ouvido a latejar ou o tinnitus pulsátil persistir ao longo do tempo é aconselhável a marcação de uma consulta num médico especialista para que este possa prescrever o melhor tratamento.
Uma última nota para referir que existem diferenças entre o tinnitus pulsátil ou zumbido pulsátil e o tinnitus normal, também designado por acufenos ou zumbido nos ouvidos.
A audição é um sentido precioso e que deve cuidar bem. Se pretender avaliar com precisão o estado da sua saúde auditiva, saiba que os audiologistas da Minisom podem ajudar.
Na Minisom os exames auditivos e o diagnóstico são Grátis.
Outras possíveis causas de tinnitus pulsátil podem ser:
Caso a sensação de ouvir os batimentos cardíacos no ouvido se repita frequentemente, será o próprio médico especialista que terá de fazer uma investigação para determinar as causas e o tratamento mais acertado.
Regra geral, o tinnitus pulsátil é tratado em função das causas apuradas e pode variar entre medicamentos e prática de exercícios localizados específicos, principalmente na zona do pescoço e cabeça.
Uma solução bastante comum para o tinnitus pulsátil é a terapia de enriquecimento sonoro, na qual o objetivo é conseguir mascarar essas batidas por meio de diferentes sinais acústicos (melodia e sons agradáveis).
Eis alguns conselhos: levar uma vida saudável, praticar exercício, usar auscultadores ou auriculares com volume moderado, afastar-se de fontes de ruído, alimentar-se de forma equilibrada e evitar o consumo de café e bebidas alcoólicas.