Chegámos ao Cacém! Visite-nos e faça o seu Rastreio Auditivo Gratuito. Agendar Rastreio Auditivo

Tratamento: acufenos, tinnitus, zumbidos

Diagnóstico e métodos para alívio dos acufenos, tinnitus ou zumbidos nos ouvidos

O zumbido nos ouvidos produz normalmente efeitos negativos na qualidade de vida da pessoa, que pode sofrer de perturbações do sono, ansiedade, nervosismo, dificuldades de concentração, ansiedade e stress e, em casos mais complicados, até mesmo de transtornos depressivos. A Minisom e o grupo Amplifon, há muitos anos que investigam e acompanham as mais recentes inovações e descobertas no tratamento do zumbido para poderem proporcionarem aos seus clientes o alívio e a resposta que tanto procuram.

Tinnitus, acufenos ou zumbidos têm cura?

Sendo o tinnitus, acufenos ou zumbido no ouvido uma perceção de um ou mais sons, sem que haja realmente uma fonte sonora externa que os produza, o seu tratamento é complexo e multidisciplinar. O paciente deve ser alvo de um estudo e diagnóstico médico completo, do qual derivará um tratamento personalizado.  As terapias oficialmente reconhecidas são farmacológicas, instrumentais e psicoterapêuticas e muitas vezes estão associados a toda uma série de tratamentos que visam melhorar o estilo de vida, a alimentação, a qualidade do sono e a redução do stress diário. Conheça de seguida os principais métodos e terapias para melhorar a qualidade de vida das pessoas que sofrem com tinnitus, acufenos ou zumbidos nos ouvidos.

Aparelhos auditivos

Se a perda auditiva for a causa do tinnitus, acufenos ou zumbido no ouvido, o mais certo é que seja recomendada a utilização de aparelhos auditivos com determinadas características tecnológicas que "anulam" a frequência do zumbido ou apito que a pessoa perceciona. Esta é uma excelente solução para solucionar, de uma só vez, a perda auditiva e o tinnitus ou acufenos. O equipamento irá ajudar o seu utilizador a identificar melhor os sons exteriores contribuindo, simultaneamente, para que o seu utilizador minimize a atenção que dá aos seus acufenos, tinnitus ou zumbidos.

Tipos de Aparelhos auditivos

Hoje os aparelhos auditivos são mais pequenos, mais confortáveis e eficazes.

Medicamentos

Os zumbidos nos ouvidos podem ser combatidos através da prescrição de medicamentos específicos ou, simplesmente, através da identificação ou controle das doenças preexistentes que os podem estar a provocar, como é o caso da diabetes, do hipertireoidismo, da disfunção da articulação temporomandibular, da hipertensão e de outras doenças cardiovasculares.

Dieta alimentar

Um estilo de vida saudável, uma alimentação variada e equilibrada, exercícios físicos moderados e constantes melhoram o estado geral de saúde e podem ter efeitos positivos em todo o sistema auditivo. Para além disso, as pessoas que tenham acufenos, tinnitus ou zumbidos nos ouvidos devem evitar alimentos ricos em cafeína, reduzir a ingestão de glutamato (aditivo alimentar utilizado para dar sabor a alimentos embalados e para a preparação de cubos de caldo). Por outro lado, existem alguns outros componentes que podem ajudar a reduzir os zumbidos, como por exemplo o magnésio (que leva à redução dos sinais excitatórios e, potencialmente, à redução do zumbido), os alimentos ricos em melatonina (como o azeite, o tomate e as nozes) que podem ajudar a melhorar a qualidade do sono e o ginkgo biloba, que melhora a circulação do sangue nos tecidos e aumenta a liberação de oxigénio nas células nervosas.

O abacaxi ou ananás e o gengibre têm também uma poderosa ação anti-inflamatória, útil nos processos inflamatórios que possam estar a afetar os ouvidos.

Terapia comportamental

Esta forma de combater o tinnitus, acufenos ou zumbido no ouvido consiste na prática de técnicas comportamentais que ajudam o indivíduo a ignorar o tinnitus ou acufenos, sempre que seja difícil ignorá-lo. Hipnose, práticas de mindfulness e outras técnicas (relaxamento imaginativo, ioga, biofeedback, etc.) melhoram claramente a qualidade de vida das pessoas com zumbidos e induzem uma certa "habituação" em relação o sintoma. Estas técnicas são muitas vezes utilizadas em conjunto com a terapia sonora.

Terapia sonora

A terapia do som é usada há milénios para produzir o efeito de "mascaramento" e inibição do tinnitus, acufenos ou zumbido. Consiste na introdução de fontes sonoras no ambiente, por forma a ensinar o cérebro a reclassificar o som do zumbido. Podem ser emitidos “ruídos brancos”, músicas ou sons da natureza, por exemplo, para evitar o silêncio e assim contribuir para diminuir a atenção que o indivíduo dá aos seus acufenos. Alguns aparelhos auditivos digitais de alta tecnologia que a Minisom comercializa já estão equipados com este sistema, que poderá ser selecionado em função do tipo de acufenos, tinnitus ou zumbidos sentido pelo paciente.

Terapias alternativas

Algumas terapias alternativas podem constituir um tratamento complementar para reduzir o tinnitus, acufenos ou zumbido no ouvido. Entre as mais utilizadas destacam-se a acupuntura, acupressão, a homeopatia, a aromaterapia e a meditação. É importante frisar que estes métodos são alternativos e não possuem uma eficácia comprovada, pelo que não devem substituir nunca o tratamento prescrito pelo seu médico.
Senhora prepara-se para fazer teste auditivo online no seu telemóvel.

Teste auditivo online

Verifique online como está a sua audição.
Contamos com profissionais dedicados cuidado auditivo e reabilitação auditiva.

Teste online

Descubra como está a sua audição

Marque uma consulta auditiva gratuita

Agendar agora

Faça um teste auditivo online

Iniciar teste

Encontre o centro auditivo mais próximo

Procurar centro
Store non trovato

A Minisom está perto de si! Descubra mais 100 centros Minisom em Portugal

Venha a um centro Minisom e verifique sua audição gratuitamente e sem compromisso.