Chegámos a Gondomar! Visite-nos e faça a sua Consulta Auditiva Gratuita. Agendar Aqui

O que fazer e não fazer com aparelhos auditivos

Descubra os cuidados que deve ter para manter o seu aparelho auditivo nas melhores condições.
Jun, 06, 2022

Importância dos aparelhos auditivos

A perda auditiva separa o processo auditivo das nossas funções cognitivas e aumenta a possibilidade de demência precoce e de outras desordens psicológicas. Se não for reabilitada, a surdez pode muitas vezes levar a pessoa a isolar-se da família e dos amigos.

Diagnosticar e reconhecer os primeiros sinais de uma perda auditiva é pois fundamental, para que esta possa ser rapidamente travada. Através da utilização de aparelhos auditivos a pessoa com perda auditiva poderá recuperar a sua qualidade de vida mais rapidamente.

Efetivamente, além de proporcionarem uma melhor audição, os aparelhos auditivos promovem a interação e a comunicação, estimulam a atividade cerebral e têm também um importante papel ao nível da perceção do equilíbrio.

De forma resumida, além de proporcionarem uma melhor audição, estes são os principais benefícios que os aparelhos auditivos proporcionam aos seus utilizadores:

  • Melhoram a comunicação com familiares e amigos, no ambiente profissional e nas pequenas tarefas do dia a dia, como por exemplo ao falar ao telefone ou a conversar com alguém com que se cruza na rua.
  • Mantém o seu cérebro estimulado e ativo, reduzindo e prevenindo assim a ocorrência de problemas de caracter cognitivos, de demência ou Alzheimer.
  • Permitem uma melhoria da vida social e dos relacionamentos, na medida em que reduzem a vontade da pessoa se isolar e de evitar lugares ruidosos, como restaurantes, cafés, bares e discotecas.
  • Aliviam o stress e melhoram o humor, pois quando as pessoas resolvem usar aparelhos auditivos muitas passam a sentir um maior controle das suas vidas, são menos autocríticas, sentem mais tranquilas e felizes.
  • Ajudam a recuperar a independência do seu utilizador, permitindo-lhe voltar a realizar as tarefas rotineiras do dia a dia.
  • Dão uma maior sensação de segurança do seu utilizador ao conduzir, ao circular na rua e mesmo em casa.

O que fazer e não fazer com os aparelhos

Um aparelho auditivo pode trazer grandes benefícios para a sua saúde e qualidade de vida, mas deverá cuidar dele devidamente para garantir a sua longevidade e tirar o máximo partido do seu desempenho, a cada momento.

Ao por em prática estes nossos conselhos está a prolongar a vida útil dos seus aparelhos auditivos:

  • Certifique-se de que as suas mãos estão limpas e secas antes de manusear os seus aparelhos auditivos.
  • Tire os seus aparelhos auditivos antes de tomar banho ou de nadar. Os níveis de condensação nas casas de banho ou balneários podem danificá-los, por isso guarde-os num local seco e seguro.
  • O uso de aparelhos auditivos é perfeitamente compatível com a prática de exercício físico basta que no final da atividade limpe e seque os seus aparelhos auditivos para evitar o aparecimento de bactérias que podem prejudicar o seu funcionamento.
  • Limpe regularmente os seus aparelhos auditivos utilizando o seu kit de limpeza. Use um pano macio e seco e evite produtos de limpeza domésticos ou solventes. Para mais informações, consulte o nosso guia de limpeza.
  • Guarde os seus aparelhos auditivos no seu estojo quando não estiverem a ser utilizados. Se não vai utilizar os seus aparelhos auditivos durante um período prolongado, retire as pilhas e guarde-as separadamente.
  • Não tente reparar o seu aparelho auditivo. Se tiver um problema com o seu aparelho auditivo, evite tentar resolvê-lo você mesmo e em vez disso visite o seu audiologista.

Começou a utilizar recentemente aparelho

Os aparelhos auditivos requerem um período de adaptação uma vez que o nosso cérebro necessita de tempo para se adaptar e processar corretamente todo um conjunto de novos estímulos sonoros.

Os nossos audiologistas certificados além de aconselhar qual o tipo de solução auditiva que melhor se responde às suas necessidades também irão ajudá-lo a aprender a viver com aparelhos auditivos.

A adaptação é gradual, mas com o acompanhamento profissional adequado terá sempre disponível os ajustes e configurações que forem necessárias, à medida que o seu cérebro se vai habituando a voltar a ouvir os sons novamente.

Audiologista num centro auditivo

Sempre ao seu dispor!

Tem alguma dúvida sobre aparelhos auditivos? Deseja adquirir um aparelho auditivo? Marque uma consulta para um centro auditivo Minisom perto de si. Os nossos audiologistas irão ajudar.

Marcar Consulta Grátis
Anterior
Próximo

Notícias & Blog

Fique a par das últimas notícias sobre o mundo da audição.
Saiba mais

Descubra como está a sua audição

Marque uma consulta auditiva gratuita

Agendar agora

Faça um teste auditivo online

Iniciar teste

Encontre o centro auditivo mais próximo

Procurar centro
Store non trovato

A Minisom está perto de si! Descubra mais 100 centros Minisom em Portugal

Venha a um centro Minisom e verifique sua audição gratuitamente e sem compromisso.