Chegámos a Espinho! Faça já a sua Consulta Auditiva Gratuita. Agendar Aqui

Ouvido entupido depois do voo

Acabou de aterrar e está com o ouvido entupido? Saiba como desentupir ou prevenir que aconteça.
Oct, 06, 2022

Altitude e a pressão nos ouvidos

O transporte aéreo é feito em altitudes elevadas, geralmente em torno de 10.000 metros. Em altitudes deste género, a pressão atmosférica diminui, o que pode causar desconforto nos ouvidos, mesmo dentro de um avião com cabine pressurizada e temperatura controlada.

Normalmente, as pessoas conseguem suportar bem a mudança de pressão até determinados níveis, mas mesmo assim podem acontecer problemas, nomeadamente uma dor de ouvido no voo.

Dentro do ouvido médio, a pressão geralmente é igual à do lado de fora do corpo. Mas se a pressão na cabine se modifica, algo que percebemos bem na descolagem e na aterragem, por exemplo, a diferença de pressão entre o ouvido médio e o ouvido externo fica desequilibrada. Tal situação bloqueia a trompa de Eustáquio e pode causar a sensação de ouvido entupido ou ouvido abafado. Quando isso acontece, o passageiro pode notar uma forte pressão dentro do ouvido e, às vezes, dor.

Está com dúvidas sobre a sua qualidade auditiva? Marcar Exame Auditivo Grátis

Dicas para desentupir o ouvido

Saiba que a sensação de ouvido entupido durante ou após o voo pode ser reduzida ou eliminada através de algumas ações práticas que facilitam a abertura da trompa de Eustáquio, aliviando assim a pressão interna no ouvido causadora dos sintomas.

Eis alguns exemplos de ações práticas que podem ajudar a desentupir o ouvido após voo ou mesmo durante a viagem:

  • Boceje, mastigue, engula alimentos ou beba pequenas quantidades de líquidos durante a descolagem e aterragem para movimentar os músculos de mastigação e deglutição.
  • Faça a manobra de Valsalva: expire suavemente com a boca e o nariz fechados.
  • A manobra de Toynbee também poderá ajudar: crie uma pressão negativa na nasofaringe através da deglutição.
  • O uso de protetores auditivos ou tampões de ouvido durante o voo também ajuda a evitar as dores de ouvido no avião.
A ouvir pior depois de viajar? Vá até à Minisom perto de si!

A infeção de ouvido e o avião

Voar com dor de ouvido não é recomendado, mas cancelar ou adiar uma viagem pode ser complicado. Assim, recomendamos que consulte um médico antes do voo. Este poderá avaliar a gravidade da situação, prescrever medicamentos se necessário, e assim também se certifica que a viagem de avião não constituirá nenhum perigo para a sua saúde auditiva.

Note-se que, no caso de dor de ouvidos em crianças, a consulta é essencial. Voas com uma eventual otite média pode ser muito perigoso e doloroso para a criança.

Se tiver que voar com dor de ouvido, os protetores auriculares, comummente designados por tampões de ouvido, bem como um descongestionante nasal, podem ajudá-lo a limitar a dor e a preservar os seus tímpanos.

Viajar com aparelho auditivo

Se usa aparelhos auditivos e vai viajar de avião, não precisa de se preocupar. Deslocar-se para fora do seu ambiente habitual não precisa de ser assustador. Confira AQUI as nossas dicas para uma viagem mais tranquila. Ficou com dúvidas?

Falar com Audiologista Minisom
homem e mulher sentados numa rocha com mapa na mão
Audiologista com cliente

Se a dor persistir ou os ouvidos não desentupirem?

Se o ouvido entupido ou a dor de ouvido após a viagem de avião persistir, consulte um otorrinolaringologista. Se ficou com dúvidas quanto à qualidade da sua audição, faça um exame auditivo completo.

Na Minisom a Consulta e os Exames são Grátis.

Marcar agora
Anterior
Próximo

Notícias & Blog

Fique a par das últimas notícias sobre o mundo da audição.
Saiba mais

Descubra como está a sua audição

Marque uma consulta auditiva gratuita

Agendar agora

Faça um teste auditivo online

Iniciar teste

Encontre o centro auditivo mais próximo

Procurar centro
Store non trovato

A Minisom está perto de si! Descubra mais 100 centros Minisom em Portugal

Venha a um centro Minisom e verifique sua audição gratuitamente e sem compromisso.