A Acuidade Auditiva refere-se à capacidade de ouvir, distinguir e compreender os sons com precisão, incluindo os de baixa intensidade, frequências semelhantes e os estímulos sonoros em ambientes ruidosos.
Uma boa Acuidade Auditiva é mais do que simplesmente ouvir, refletindo-se na perceção das palavras com clareza, na identificação da origem dos sons e numa comunicação de forma eficaz e sem esforço no quotidiano.
A Acuidade Auditiva desempenha um papel fundamental na forma como interagimos com o mundo à nossa volta, no dia a dia.
Como referimos anteriormente, uma boa Acuidade Auditiva não passa somente pela capacidade de ouvir os sons, mas, sim, a compreensão da fala, da comunicação diária e a perceção dos ambientes que nos rodeiam, impactando diretamente a qualidade de vida de cada um de nós.
Quando a Acuidade Auditiva existe e está em conformidade com o esperado, a pessoa consegue:
Quando esta capacidade é afetada, pode ocorrer uma diminuição da Acuidade Auditiva, mesmo que a pessoa não note imediatamente e consiga ouvir e diferenciar alguns sons.
A Acuidade Auditiva tem impacto direto em várias áreas da nossa vida, nomeadamente:
Um défice na Acuidade Auditiva não afeta apenas a audição, mas todos as vertentes da vida humana que dependem, direta ou indiretamente, de uma boa saúde auditiva.
A diminuição da Acuidade Auditiva é, muitas vezes, gradual, ocorrendo sem que a pessoa tenha consciência dessa mudança. Alguns sinais comuns incluem:
Estes são sinais mais habituais de uma Acuidade Auditiva diminuída, mesmo em pessoas que acreditam que ainda estão a ouvir e a perceber tudo, quando já não é o caso.
Pequenos hábitos do dia a dia podem fazer uma grande diferença na proteção da audição e na prevenção da saúde auditiva. Abaixo, nomeamos algumas ações que poderá tomar para salvaguardar a sua Acuidade Auditiva:
Cuidar da audição hoje ajuda a manter uma Acuidade Auditiva saudável ao longo do tempo.