Experimente Grátis Aparelhos Auditivos Saiba Mais

Perda Auditiva Súbita: o que fazer nas primeiras 48 horas

Deixou de ouvir de um momento para o outro? Saiba o que fazer e conheça os sintomas mais comuns.
27 dezembro 2025

Quando ouvimos falar em perda auditiva, talvez imaginemos uma evolução progressiva da perda auditiva, ao longo do tempo, e muitas vezes associada exclusivamente ao fator idade. No entanto, esta assunção está afastada da realidade de outros, em que a perda auditiva é súbita, sem quaisquer sinais prévios.

Perder a audição de um momento para o outro, muitas vezes ao acordar ou após o banho, sem qualquer aviso, poderá ser, sem dúvida, uma experiência assustadora. Esta condição é conhecida por Perda Auditiva Súbida ou Perda Auditiva Neurossensorial Súbita (SSHL) e deve ser encarada como uma emergência auditiva, uma vez que as primeiras 48 horas são decisivas para tentar reverter a condição.

Perda Auditiva Súbita: como funciona o diagnóstico nas primeiras 48 horas?

Dependendo da causa da perda auditiva súbita, os profissionais de saúde auditiva podem:

Mulher a realizar um exame auditivo com uma audiologista num centro auditivo Minisom

A melhor decisão? Cuidar da sua Audição

Não deixe para depois. Cuidar da Audição é garantir uma melhor qualidade de vida, todos os dias.

São vários os estudos que reforçam a importância de um tratamento atempado da perda auditiva súbita. Quanto mais cedo se agir, maior a probabilidade de conseguir a recuperação desejada, seja esta parcial ou total.

O ouvido interno entra numa fase inflamatória e vascular reversível, mas por tempo limitado, isto é, se o tratamento não foi iniciado rapidamente, o risco de ficar com danos permanentes aumenta.

Perdi a audição de repente: o que devo fazer já?

Deparando-se com uma perda auditiva súbita, agir rápido fará toda a diferença. Se notou que a sua audição diminuiu drasticamente de repente, o passo mais urgente a tomar é procurar ajuda especializada.

Eis alguns passos que deverá tomar imediatamente:

Confirmar se é mesmo uma perda auditiva súbita e não tem apenas o ouvido tapado

A perda auditiva súbita distingue-se facilmente de situações de perda auditiva progressiva ou de um ouvido tapado. Quando se trata de um ouvido tapado, a sensação tende a melhorar ao se bocejar, notando-se uma pressão leve e, geralmente, sem um zumbido intenso. Costuma estar associada a cerúme, água no ouvido ou congestão nasal.

Em contrapartida, quando se trata de uma perda auditiva súbita, a perda auditiva acontece de forma abrupta, surgindo um zumbido imediato, uma sensação de eco ou uma distorção dos sons. Normalmente, está relacionada com a inflamação, problemas de circulação no ouvido interno ou alterações neurológicas.

A isto, juntam-se sintomas típicos que deve ser encarados como sinais de alerta: a perda auditiva num só ouvido que aparece repentinamente, um zumbido intenso logo após o episódio de perda auditiva súbita, uma pressão dentro do ouvido, tonturas, náuseas, desequilíbrio e a perceção de que os sons são distorcidos ou com um eco exagerado.

Quando estes sintomas surgem e permanecem, deverá procurar ajuda especializada imediatamente.

Procurar avaliação auditiva imediata após a perda auditiva súbita

Perante uma perda auditiva súbita, nunca se deve esperar que a condição passe sem intervenção médica. A avaliação imediata é determinante para maximizar a recuperação.

A Minisom disponibiliza avaliação de urgência, teste auditivo imediato e uma triagem rápida para um otorrino sempre que a situação o exija.

Sempre que a perda auditiva súbida ocorre no próprio dia, mesmo que parcialmente, deverá ser realizada uma avaliação auditiva o mais rapidamente possível.

O que não deve fazer nas primeiras horas após a Perda Auditiva Súbita?

Acima, referimos alguns passos que deverá tomar no caso de se encontrar numa situação de perda auditiva súbida. Agora, nomeamos algumas ações que não deverá tomar e que poderão, aliás, prejudicar ainda mais a situação.

Além do que será referido abaixo, não tome anti-inflamatórios sem indicação médica. Estas ações podem agravar o quadro ou atrasar o diagnóstico adequado, reduzindo as probabilidades de recuperação auditiva.

Saiba, agora, o que não fazer:

  • Não usar cotonetes;
  • Não fazer tratamento caseiros, usando azeite, alho, álcool ou vinagre.

Perda Auditiva Súbita: como funciona o diagnóstico nas primeiras 48 horas?

Dependendo da causa da perda auditiva súbita, os profissionais podem:

O que posso fazer para prevenir a perda auditiva súbita?

A perda auditiva súbita pode surgir sem aviso, mas existem hábitos e pequenos cuidados que podemos ter para reduzir a probabilidade de esta condição se verifique e, assim, protegermos a nossa audição:

Minimize o impacto da perda auditiva! Tudo começa com uma avaliação auditiva.

Senhor faz exame para detetar perda auditiva
Exame auditivo para diagnóstico eficaz
Audiologista aconselha aparelho auditivo para perda de audição
Aconselhamento personalizado
Aparelho auditivo para perda auditiva ligeira
Experimentação grátis de aparelhos
Anterior
Próximo

Notícias & Blog

Fique a par das últimas notícias sobre o mundo da audição.
Saiba mais

Descubra como está a sua audição

Marque uma consulta auditiva gratuita

Agendar agora

Faça um teste auditivo online

Iniciar teste

Encontre o centro auditivo mais próximo

Procurar centro

A Minisom está perto de si! Descubra mais 100 centros Minisom em Portugal

Venha a um centro Minisom e verifique sua audição gratuitamente e sem compromisso.