Chegámos a Gondomar! Visite-nos e faça a sua Consulta Auditiva Gratuita. Agendar Aqui

Ruído excessivo potencia perda auditiva precoce

Festivais de verão não são exceção à regra!
Jun, 22, 2019

Um estudo desenvolvido pelo House Research Institute comprovou a existência de uma relação direta entre a exposição prolongada ao ruído e a perda auditiva temporária.

O mesmo estudo alerta ainda que, embora esta perda auditiva dure apenas entre 16 a 48 horas, as exposições contínuas a ruído acima dos 85 decibéis podem provocar perda auditiva permanente. Uma situação com elevada probabilidade de acontecer na época mais quente, uma vez que os festivais de verão se sucedem quase todos os fins de semana.

Os participantes desta investigação foram sujeitos a exames que testaram a sua saúde auditiva, antes e após os concertos. Os resultados finais revelaram que:

- 72% dos participantes demonstraram a redução imediata da capacidade auditiva após a exposição ao ruído excessivo do concerto;

- 53,6% dos participantes admitiram continuar com dificuldades uns dias após o concerto, considerando que já não ouviam tão bem como anteriormente;

- 25% experienciaram tinnitus, uma sensação de zumbido nos ouvidos ou cabeça.

OMS
A exposição ao ruído acima dos 80 decibéis pode danificar gravemente a audição.

Segundo a OMS, a exposição ao ruído acima dos 80 decibéis pode danificar gravemente a audição. Uma vez que o ruído em concertos é quase sempre, muito próximo ou até superior a 100 decibéis. A probabilidade de incidência de perda auditiva precoce nos mais jovens aumenta assim exponencialmente. Com os festivais de verão já a decorrer, é muito importante consciencializar e alertar para a necessidade de utilização de protetores auditivos. Hoje em dia, já existem soluções concebidas com uma tecnologia avançada e bastante estéticas, que protegem os ouvidos enquanto se desfruta da música e das suas bandas ou cantores preferidos”, afirma Pedro Paiva, audiologista da Minisom.

As consequências do excesso de ruído não dependem apenas do tipo de som e da sua intensidade, mas também da sua duração e das características de cada pessoa. Durante os festivais, independentemente do que cada um considera excessivo, é fundamental proteger os ouvidos com protetores auriculares (que hoje em dia permitem a entrada de som de forma límpida mas a um volume mais reduzido), permanecer afastado das colunas e fazer intervalos regulares das zonas com mais ruído. Em Portugal, os festivais de verão vão prolongam-se normalmente até ao final de setembro.

Anterior
Próximo

Notícias & Blog

Fique a par das últimas notícias sobre o mundo da audição.
Saiba mais

Descubra como está a sua audição

Marque uma consulta auditiva gratuita

Agendar agora

Faça um teste auditivo online

Iniciar teste

Encontre o centro auditivo mais próximo

Procurar centro
Store non trovato

A Minisom está perto de si! Descubra mais 100 centros Minisom em Portugal

Venha a um centro Minisom e verifique sua audição gratuitamente e sem compromisso.