Melhore a sua audição
É sabido que a diminuição da nossa capacidade auditiva é uma das consequências do envelhecimento natural do nosso organismo. Contudo, e regra geral, essa diminuição foi potenciada por outros fatores a que estivemos sujeitos no passado.
A exposição prolongada ao barulho, uma dieta inadequada e a ingestão de determinados alimentos, bebidas e medicamentos podem também ter tido um impacto significativo na degeneração da sua capacidade auditiva.
Se já tem uma diminuição auditiva, sem dúvida que a utilização de um aparelho auditivo é eficaz, mas ainda está a tempo de alterar alguns dos seus hábitos.
Cuidados a ter
O sentido da audição é fundamental no nosso dia-a-dia, quer para ouvir tudo à nossa volta como para manter o equilíbrio. Contudo, todos os dias os nossos ouvidos recebem inúmeros estímulos. A exposição ao ruído, com valores acima de 85 decibéis, pode danificar o seu ouvido, causar perda auditiva, apitos ou zumbidos de forma temporária ou permanente.
Dicas
Vivemos rodeados por som, desde que acordamos até que nos deitamos, e os nossos ouvidos estão sempre a funcionar, mesmo quando dormimos. É o cérebro que comanda todo o sistema auditivo e que identifica e processa tudo o que ouvimos. Em última instância, é ele que define que sons captar ou ignorar e que instruções dar ao nosso organismo em função daquilo que “ouve”. Mas nem sempre acontece desta forma.
Necessita de saber mais sobre outros temas relacionados com o sistema auditivo?
- O Sistema Auditivo: funcionamento e estrutura
- Perda de Audição: tipos e causas
- Acufenos ou zumbido nos ouvidos: causas e tratamentos
- Ouvido entupido ou ouvido tapado
- Labirintite: sintomas, tipos e tratamento
- Surdez: tipos e graus
- Otosclerose: diagnóstico e tratamento
- Doenca-de-meniere: sintomas e tratamento
- Audiometria e Audiograma
Saiba que os nossos audiologistas podem ajudar. Agende a sua consulta gratuita ou ligue para o número grátis 800 100 210.