Skip to main content

Perda de Audição

Diz-se que existe hipoacusia ou redução da sensibilidade auditiva quando diminui a nossa capacidade de ouvir ou de percecionar certas frequências.

Damos conta desta realidade quando algumas palavras nos começam a escapar, ouvimos zumbidos ou incomoda-nos o ruído e já não conseguimos seguir claramente uma conversa.

A hipoacusia separa o processo auditivo das funções cognitivas e aumenta a possibilidade de uma demência precoce e de outras consequências psicológicas, tais como dificuldade de concentração, baixa auto estima, medo de relacionamentos sociais, depressão, dor de cabeça, tensão muscular, stress e pressão arterial mais elevada.

Este é um processo lento e gradual, que na maioria dos casos influência negativamente a vida social da pessoa, onde a utilização regular de um aparelho auditivo pode fazer a diferença.


Sinais da Perda de Audição

  • Os sons são atenuados: ouve mais distante, menos intenso que antes
  • Dificuldade em localizar a fonte dos sons – de frente, atrás de si, da sua direita ou esquerda
  • Dificuldade em ouvir em situações de agrupamentos públicos ou sons distantes
  • As conversas são difíceis de acompanhar e de entender
  • Pedir para repetir palavras e frases muitas vezes, em voz alta, e fala mais arrastada
  • É preciso aumentar o volume do rádio e da televisão para ouvir melhor
  • Aumentar o volume do telefone móvel
  • Perda de confiança

Tipos de Perda Auditiva

A perda auditiva geralmente ocorre de forma gradual e, na sua fase inicial, é normalmente percebida pelos amigos, colegas de trabalho e pela família. Um diagnóstico precoce e um eventual tratamento imediato, que poderá incluir a utilização de aparelhos auditivos, são muito importantes na fase inicial do processo, pois potenciam resultados mais favoráveis..

LER MAIS


Causas de Perda Auditiva

Uns mais cedo outros mais tarde, o normal é que todos vamos ter algum grau de diminuição auditiva durante a nossa vida, pois esta é uma consequência natural do envelhecimento do nosso organismo. Quanto melhor conhecermos o estado da nossa saúde auditiva, dai a importância de realizar rastreios auditivos a partir dos 40 anos, mais cedo conseguiremos combater a evolução de uma eventual perda de audição.

LER MAIS


Necessita de saber mais sobre outros temas relacionados com o sistema auditivo?  

Saiba que os nossos audiologistas podem ajudar. Agende a sua consulta gratuita ou ligue para o número grátis 800 100 210.

MARCAR CONSULTA AGORA

Sliding banner form

Ao enviar os meus dados estou a consentir no tratamento dos meus dados pessoais de acordo com a Política de Privacidade