Chegámos a Vale de Cambra! Faça a sua Consulta Auditiva Gratuita. Agendar Aqui

Tampões auditivos para Músicos

Como ouvir música sem prejudicar a audição.

A importância dos tampões auditivos para os Músicos

Há profissões que exigem contacto permanente com mais ruído. É o caso dos Músicos. Por vezes, contudo, estes subestimam o impacto da música alta na sua audição, levando a problemas como a perda de audição e o zumbido. Apesar de algumas ideias preconcebidas, os tampões para os ouvidos são essenciais para proteger contra os danos auditivos sem comprometer a qualidade do som.

 

Descubra como o uso de protetores auditivos para os ouvidos trazem inúmeras vantagens à experiência musical.

Organização Mundial de Saúde (OMS)
"Mais de 40% dos músicos tem perda auditiva e mais de 50% sofre de zumbido."
A sua profissão requer mais atenção com a audição? Faça agora a avalição Marcar Consulta Gratuita

Benefícios dos Tampões para Músicos

Os Tampões auditivos para Músicos não são apenas uma necessidade, mas também uma oportunidade para melhorar as suas capacidades musicais.

A perda auditiva e os zumbidos, sintomas comuns na indústria musical, podem afetar não só o desempenho musical, mas também a sua qualidade de vida, a sua saúde mental e as suas perspectivas de carreira.

Os Tampões para os ouvidos podem proteger os ouvidos de danos permanentes, sem comprometer a qualidade ou a fidelidade do som ouvido. Além disso, reduzem a fadiga, o stress, melhoram a concentração e a comunicação. Quer prefira Tampões de ouvido passivos ou ativos, encontrará o que se adequa mais ao seu estilo de vida e necessidades.

Porque deve utilizar Tampões?

  • Para proteção auditiva: músicos expostos a altos níveis de ruído podem sofrer lesões auditivas. Por isso, os Tampões para os ouvidos agem como uma barreira, reduzindo a intensidade sonora sem comprometer a qualidade musical, prevenindo a perda permanente da audição;
  • Preservação da qualidado do som: mantendo clareza e equilíbrio. Atenuam o som de forma uniforme, possibilitando que os músicos ouçam com clareza enquanto protegem a audição;
  • Evitar zumbidos e fadiga: a exposição a música alta sem proteção pode causar esses problemas.

Quem deve usar Tampões?

  • Profissionais da música: músicos, DJ, técnicos de som, staff de discoteca;
  • Amantes da música;
  • Pessoas que assistem aos concertos, especialmente se estiverem perto do palco ou das colunas.
É profissional de música? Não desvalorize e faça o seu rastreio auditivo Marcar Consulta Gratuita

Quais os melhores Tampões para Músicos?

A proteção auditiva é essencial para concertos e espetáculos para evitar perdas súbitas de audição, zumbidos ou danos permanentes. Muitas vezes subestimado, o ruído afeta a concentração dos músicos e gera ansiedade.

A proteção auditiva é benéfica durante o uso de vários instrumentos, que pode ir da bateria, baixo ou o trompete, aos violinos e flautins.

Os DJ's devem usar proteção personalizada por baixo dos auscultadores. Os bateristas, por exemplo, que se expõem a sons que estão entre os 110-120 dB, necessitam de proteção auditiva. Já os guitarristas podem optar por tampões de ouvido personalizados, enquanto os músicas de orquestra necessitam de filtros até 17dB.

Conheça os fatores que deverá ter em conta ao escolher os melhores tampões para si:

Redução de ruído

Procure tampões para os ouvidos com filtros de alta proteção para reduzir o volume do som sem distorcer o equilíbrio das frequências.

Estes tampões para os ouvidos reduzem o ruído em 15 a 30 dB, adaptando-se a vários ambientes e preferências.

Durabilidade e qualidade

Escolha tampões duráveis e confiáveis, feitos de materiais de alta qualidade, acompanhados de um estojo de proteção.

Opte por produtos com garantia, especialmente se utilizados frequentemente ou em diversos contextos.

Discrição e facilidade de utilização

Escolha tampões auditivos discretos e de fácil aplicação/remoção para interações com músicos ou público.

Opte por designs transparentes ou que passem facilmente despercebidos, integrando-se perfeitamente no ouvido. Considere também aqueles com pega ou cordão para remoção ágil e segura.

Conforto e ajuste

Escolha tampões auditivos confortáveis para um uso mais prolongado, que se ajustem bem ao canal auditivo.

Opte por modelos com pontas ou filtros de tamanhos variados para personalizar o ajuste e a atenuação. Também considere materiais hipoalergénicos, como espuma ou silicone, para evitar irritações ou infeções.

Como saber quais os tampões auditivos adequados para si?

Todos os audiologistas da Minisom podem analisar e recomendar-lhe a melhor proteção auditiva e ajustá-la ao seu estilo de vida e necessidades.

Os tampões dependem da sua preferência, conforto, orçamento e nível de ruído.

Marcar Consulta Gratuita
Mulher durante um rastreio auditivo com o audiologista

Proteção auditiva para concertos e espaços noturnos

Assistir a concertos com muito ruído ou frequentar discotecas pode causar danos nas células ciliadas do ouvido, resultando num zumbido persistente. Mesmo após os eventos com música alta, os testes de audição pioram frequentemente. Estas células poderão regenerar-se, embora muitas vezes isto não se verifique.

Nos concertos de rock, por exemplo, ultrapassam-se os 100 dB, o que é comparável ao ruído de um martelo pneumático. Os tampões para os ouvidos com o filtro adequado não afetam negativamente a experiência musical e são essenciais para proteger a audição.

Assim, pode desfrutar de concertos e festivais com a segurança de uma proteção auditiva adequada.

Quer saber mais sobre proteção auditiva Saber mais

Proteção de ouvidos com filtros

A proteção auditiva personalizada é a proteção acústica mais segura para os ouvidos. Adapta-se a diferentes necessidades, oferecendo a possibilidade de incluir filtros de acordo com o objetivo. Por exemplo, para uma experiência musical, pode escolher uma proteção auditiva com um filtro específico para música.

Note que os tampões de ouvido concebidos para músicos incorporam filtros que mantêm a qualidade do som, garantindo uma experiência auditiva agradável.

Os tampões para trabalhadores expostos ao ruído, por outro lado, utilizam tecnologia de filtro que atenua os sons agudos, permitindo ouvir chamadas e comunicações importantes.

Os tampões para os ouvidos protegem a audição e a qualidade do som dos músicos, existindo vários tampões de ouvido para diferentes necessidades e orçamentos. Os músicos, e a população em geral mediante determinados contextos, devem utilizar proteção auditiva de modo a cuidar da audição.

 

Audiologista num centro auditivo Minisom

Procura protetores auditivos ajustados às suas necessidades?

Na Minisom poderá encontrar protetores auditivos personalizados e ajustados ao seu estilo de vida.

Descubra como está a sua audição

Marque uma consulta auditiva gratuita

Agendar agora

Faça um teste auditivo online

Iniciar teste

Encontre o centro auditivo mais próximo

Procurar centro
Store non trovato

A Minisom está perto de si! Descubra mais 100 centros Minisom em Portugal

Venha a um centro Minisom e verifique sua audição gratuitamente e sem compromisso.