O que é a Labirintite?
A labirintite é uma doença do ouvido que afeta o labirinto e as estruturas responsáveis pela audição e pelo equilíbrio. Em boa verdade, labirintite é o termo utilizado para designar a inflamação ou infeção do canal do ouvido, o labirinto, que, por sua vez, é composto pela cóclea e pelo vestíbulo.
Nestas circunstâncias, as áreas inflamadas e irritadas do labirinto induzem os nervos do vestíbulo a enviar sinais incorretos ao cérebro que acabam por entrar em contradição com os estímulos enviados pelos outros sentidos, por exemplo, a visão. Nestas circunstâncias, o cérebro fica baralhado e surgem então os sintomas.
Sintomas da Labirintite
A labirintite manifesta-se mais frequentemente através dos seguintes sintomas: vertigens e tonturas, desequilíbrio, perda auditiva, zumbido no ouvido, acufenos ou tinnitus, dor nos ouvidos, náuseas e vómitos, corrimento de pus, entre outros.
Dependendo da intensidade dos sintomas, a labirintite pode ser ligeira a muito grave, podendo levar mesmo o paciente a desequilíbrios incapacitantes e a uma perda auditiva severa.
Tipos de Labirintite
Podemos considerar a existência de dois tipos de labirintite: a Labirintite Viral e a Labirintite Infeciosa. Em qualquer um dos casos, se desconfia que sofre de labirintite, é muito importante que se dirija a um médico especialista para que este possa fazer um diagnóstico correto.
Labirintite Viral
Ocorre sempre que o agente causal seja um vírus. De entre as principais causas deste tipo de labirintite destacam-se a rubéola, a papeira e o sarampo. Outros vírus implicados na labirintite viral, que podem ser apresentados como possíveis causadores desta doença são: o citomegalovirus, o influenza, o parainfluenza, o vírus sincicial respiratório, o adenovirus, o herpes simplex tipo 1 ou o vírus coxsackie.
Labirintite Infeciosa
Ocorre quando o agente causal da labirintite é uma bactéria. São várias as bactérias que podem causar este tipo de labirintite, como por exemplo: a streptococcus pneumoniae, a haemophilus influenzae, a moraxella catarrhalis, a neisseria meningitidis, a staphylococcus, proteus, a escherichia coli, a mycobacterium tuberculosis, entre outras. A labirintite bacteriana causada por meningite ou por otite é mais frequente nas crianças.
Convém ainda referir que diversos tipos de alterações de origem emocional, o stress e a ansiedade podem conduzir igualmente a alterações do nosso equilíbrio e ao aparecimento de diversos sintomas auditivos normalmente associados à labirintite, como por exemplo o zumbido no ouvido.
Tratamento da Labirintite
A labirintite é uma doença que, se diagnosticada atempadamente, pode ser facilmente curada. O tratamento adequado deve ser sempre prescrito por um médico especialista, após a identificação correta das causas que deram origem à labirintite.
Terapéutica para a labirinte
Grande parte das vezes, acaba mesmo por desaparecer sozinha, sendo que pode demorar algumas semanas a acontecer. Noutros casos, não tão ligeiros, existem medicamentos, antivíricos e antibacterianos, que aliviam e/ou curam os pacientes da doença e dos sintomas da labirintite.
É importante referir que a labirintite, apesar de ter cura, pode deixar sequelas no sistema auditivo, que podem ir de ligeiras a incapacitantes. Algumas lesões internas poderão ter de ser corrigidas através de intervenção cirúrgica, por exemplo no caso de existir a necessidade de remover pus ou secreções que potenciem o alastramento da infeção. Como qualquer inflamação ou infeção, o repouso, também uma boa dieta alimentar e hidratação são fundamentais para uma recuperação mais rápida e sustentada.
Precisa de informação personalizada sobre a labirintite?
Agende já a sua consulta gratuita ou telefone para o número gratuito 800 100 210.
Necessita de saber mais sobre outros temas relacionados com o sistema auditivo?
- O Sistema Auditivo: funcionamento e estrutura
- Perda de Audição: tipos e causas
- Acufenos ou zumbido nos ouvidos: causas e tratamentos
- Ouvido entupido ou ouvido tapado
- Surdez: tipos e graus
- Otosclerose: diagnóstico e tratamento
- Doenca-de-meniere: sintomas e tratamento
- Audiometria e Audiograma
- Melhore a sua audição: cuidados e dicas
Saiba que os nossos audiologistas podem ajudar. Agende a sua consulta gratuita ou ligue para o número grátis 800 100 210.