Chegámos a Vale de Cambra! Faça a sua Consulta Auditiva Gratuita. Agendar Aqui

Tratamento da Labirintite

Terapêutica para a labirintite

A labirintite é uma doença que, se diagnosticada atempadamente, pode ser facilmente curada. O tratamento adequado deve ser sempre prescrito por um médico especialista, após a identificação correta das causas que deram origem à labirintite.

Exames e diagnóstico

O diagnóstico da labirintite normalmente é realizado por um otorrinolaringologista através da avaliação dos sintomas e do histórico de saúde da pessoa. Após esta primeira fase é frequente serem solicitados exames ao sistema auditivo para que se conheça, em concreto, a causa e a dimensão da labirintite e, simultaneamente, descartar outras doenças que podem causar sintomas semelhantes. 

Para o diagnóstico de labirintite, existem alguns testes diagnósticos mais frequentes em que os médicos confiam:

  • Tomografia computadorizada ou ressonância magnética: permite visualizar os tecidos moles dentro do ouvido e avaliar escrupulosamente as condições do labirinto.
  • Exame audiovestibular: inclui uma série de testes que visam avaliar a reação do labirinto quando submetido a situações stressantes.
  • Exame audiométrico: alguns médicos podem ainda pedir um teste auditivo, já que a labirintite é mais frequente em pessoas que sofrem com algum tipo de perda auditiva.
Encontre seu centro auditivo

Terapêutica adequada

Os medicamentos para labirintite tendem a atuar em dois níveis diferentes: o primeiro visa atenuar a inflamação do labirinto, enquanto o segundo atua sobre os principais sintomas para diminuir a sua perceção. Com base no tipo de inflamação, o médico prescreverá anti-histamínicos ou anti-inflamatórios. Os medicamentos para neutralizar vertigens, náuseas e vómitos costumam ser anticolinérgicos que, ao cancelar o efeito da acetilcolina, amenizam a sensação incómoda, favorecendo uma recuperação mais rápida.

Se lhe foi diagnosticada labirintite, saiba que também há uma variedade de ações que ajudam a aliviar os sintomas. Como indicado para qualquer inflamação ou infeção, o repouso e uma boa hidratação são vitais nestas circunstâncias, sendo que deve então beber bastante água, descansar e minimizar a exposição a luzes fortes e aos ruídos altos. Também é aconselhável que evite as mudanças bruscas e repentinas de posição, situações stressantes e o consumo de tabaco, álcool, cafeína e outras bebidas estimulantes.

É importante referir que a labirintite, apesar de ter cura, dependendo da sua intensidade e duração, pode deixar sequelas no sistema auditivo, que podem ir de ligeiras a incapacitantes. Após uma súbita perda auditiva, consequência da doença, pode recomendado a utilização de aparelhos auditivos. Os nossos especialistas em audição podem aconselhar e responder às suas dúvidas sobre o todo o processo.

Audiologista dá ultimas indicações auditivas antes do casal sair.

Precisa de mais informações?

Grande parte das vezes, acaba mesmo por desaparecer sozinha, sendo que pode demorar algumas semanas a acontecer. Se sente que a sua capacidade auditiva está a ficar afetada, não perca tempo e marque uma consulta auditiva na Minisom.

Descubra como está a sua audição

Marque uma consulta auditiva gratuita

Agendar agora

Faça um teste auditivo online

Iniciar teste

Encontre o centro auditivo mais próximo

Procurar centro
Store non trovato

A Minisom está perto de si! Descubra mais 100 centros Minisom em Portugal

Venha a um centro Minisom e verifique sua audição gratuitamente e sem compromisso.