Skip to main content

Saúde Auditiva e Problemas de Audição

Aqui poderá encontrar diversas questões relacionadas com a sua audição e as possíveis causas da perda auditiva.


Como sei se sofro de perda auditiva?

A perda auditiva pode acontecer em qualquer idade. De acordo com testes efectuados recentemente, 1 em cada 10 pessoas em Portugal tem problemas auditivos ou sofre de perda auditiva. A maior parte destas pessoas foram perdendo a audição gradualmente. Mais de metade das pessoas com mais de 60 anos tem problemas auditivos ou sofre de perda auditiva. No entanto, a perda auditiva pode ocorrer mais cedo.
Poderá ter um problema de perda auditiva se tiver um dos seguintes sintomas:
1. Outras pessoas queixam-se de que ouve o rádio ou a TV com o som demasiado alto;
2. Parece-lhe que as pessoas murmuram ou não consegue ouvi-las claramente, especialmente quando existe barulho de fundo, muita gente ou quando as vozes são muito agudas (ex. crianças);
3. Pede a outras pessoas para voltarem a repetir o que disseram;
4. Tem dificuldade em ouvir a campainha de casa ou o telefone a tocar;
5. Dificuldade em ouvir em público, concertos, igrejas, etc.;
6. Tem dificuldade em localizar a fonte dos sons – de frente, atrás de si, da sua direita ou esquerda.
Se suspeita que tem um destes sintomas, necessita de uma consulta auditiva. Aconselhamo-lo a marcar uma consulta o mais breve possível com um especialista em aparelhos auditivos.

Quais são as causas mais comuns para a perda auditiva?

A perda auditiva é classificada como congénita (se ocorrer antes do nascimento) ou adquirida (se ocorrer depois do nascimento).
A perda auditiva congénita pode ser causada por factores hereditários, bem como devido a doenças ou condições médicas sofridas pelo feto durante a gravidez.
Pensa-se que os factores genéticos são a causa de mais de 50% dos problemas de perda auditiva nas crianças. A perda auditiva com causas genéticas pode ser autosomal dominante, autosomal recessiva ou ligada ao factor X (relacionada com o cromossoma que define o sexo).
A perda auditiva nos adultos, também conhecida por perda auditiva adquirida, pode ser a consequência de um dos seguintes factores:
1. Processo de envelhecimento natural – é a causa mais comum da perda auditiva
2. Exposição prolongada a barulhos altos ou constantes – a exposição prolongada ou mesmo uma exposição breve a barulhos pode causar uma perda auditiva permanente.
3. Doenças como a meningite, síndroma de Meniere ou tumores benignos no nervo auditivo podem causar perda auditiva.
4. Medicação tóxica – Alguns medicamentos incluindo antibióticos podem danificar células no ouvido interno. Alguns exemplos incluem quinino, aminoglicosidos, diuréticos, doses excessivas de aspirina e alguns agentes da quimioterapia.
5. Infecções auditivas – A otite média, caracterizada pela acumulação de fluidos no ouvido interno, pode provocar perda auditiva, alergias, constipações, inflamação da garganta, amígdalas, adenóides bem como da trompa de eustáquio. Os vírus podem também provocar uma otite média.
6. A perfuração do tímpano pode ser provocada por uma alteração súbita da pressão de ar (igual à que ocorre num avião ou ao fazer mergulho), objectos estranhos (como por exemplo um cotonete para limpar os ouvidos), ou pressão causada por uma infecção do ouvido médio.
7. Cera – Uma acumulação de cera (cerúmen) no canal auditivo pode resultar num impedimento da passagem do som.

Quais os diferentes tipos de perda auditiva?

Existem diferentes tipos de perda auditiva. Vejamos abaixo:
Perda Auditiva de Condução - Resulta de dificuldades do som em chegar ao ouvido médio. Uma vez que o som só aí chega por via condutiva, este tipo de perda auditiva denomina-se perda condutiva. É dos dois tipos de perda auditiva a mais rara.
Perda Auditiva Neurosensorial - O tipo de perda auditiva mais comum é a Neurosensorial. Este tipo de perda auditiva é normalmente chamado de perda neural, se bem que raramente a origem deste problema seja o nervo auditivo. O problema encontra-se normalmente nas células da cóclea.
Perda Auditiva Mista - Trata-se da conjugação dos dois tipos de perda mencionados anteriormente.

Pergunte ao especialista
A sua informação:

Sliding banner form

Preencha o formulário e esclareça todas as suas dúvidas!

Colocamos à sua disposição o conhecimento de um audiologista Minisom, que poderá esclarecer todas as suas dúvidas sobre o sistema auditivo e as nossas soluções.

  • Tem algum tipo de questão relacionada com a audição?
  • Tem zumbidos ou apitos no ouvido e não sabe o que fazer?
  • Quer saber em que consiste o nosso exame auditivo 360?
  • Gostaria de conhecer as nossas soluções auditivas e o seu funcionamento?

Como podemos ajudar?