Chegámos a Gondomar! Visite-nos e faça a sua Consulta Auditiva Gratuita. Agendar Aqui

Excesso de peso aumenta risco de perda auditiva nas mulheres

May, 21, 2018

Um estudo desenvolvido pelo Brigham And Women’s Hospital - hospital-escola da Harvard University -  e publicado no The American Journal of Medicine, conclui que as mulheres com maior índice de massa corporal (IMC) e perímetro abdominal têm um maior risco de desenvolver perda auditiva do que as mulheres com IMC normal.

Maior índice de massa corporal e perímetro abdominal têm um maior risco de desenvolver perda audititiva.

Baseando-se os dados de 68.421 mulheres, os investigadores concluíram que as mulheres com um IMC de 30-34 tinham um risco 17% superior de perda auditiva e que, se o IMC fosse de 40 ou superior, o risco de perda auditiva aumentava para os 25% – ambos os grupos comparados ao de mulheres com um IMC inferior a 25. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o índice de massa corporal normal encontra-se entre os 18,5 e os 25 e, com valores acima de 30 considera-se que o indivíduo se encontra obeso.

Foi também verificado que mulheres com um perímetro abdominal superior a 88 cm têm 27% mais probabilidade de desenvolver perda auditiva que as mulheres com uma cintura menor a 71 cm e que um maior nível de atividade física nas mulheres diminuía o risco de perda auditiva.

Brigham And Women’s Hospital
Mulheres com um IMC de 30-34 tinham um risco 17% superior de perda auditiva.

Segundo a OMS, cerca de 360 milhões de pessoas sofrem de perda auditiva incapacitante em todo o mundo, muitos ainda sem o correto diagnóstico e tratamento. Estes estudos, ao demonstrarem que a perda auditiva não se encontra apenas associada à idade, mas que existem fatores de risco aos quais devemos estar atentos e nos quais poderemos ter uma palavra a dizer, são muito importantes para a prevenção deste problema de saúde que, nas suas formas mais avançadas, se torna incapacitante a diversos níveis”, refere Pedro Paiva, audiologista da Minisom.

Em Portugal, segundo dados de um estudo da Faculdade de Medicina de Lisboa, cerca de cinco milhões de pessoas têm excesso de peso e 14% dos adultos é obeso. Este cenário torna-se particularmente alarmante, pois 31% das crianças e adolescentes portugueses encontram-se já com excesso de peso. 

senhoras num ginásio a fazer exercício

Exercício físico com aparelhos auditivos

Ter aparelhos auditivos não significa estar impedido de praticar exercício físico. Os aparelhos auditivos modernos são projetados para se adequarem à sua vida e rotinas diárias, incluíndo a prática de atividades desportivas.

Descubra mais
Anterior
Próximo

Notícias & Blog

Fique a par das últimas notícias sobre o mundo da audição.
Saiba mais

Descubra como está a sua audição

Marque uma consulta auditiva gratuita

Agendar agora

Faça um teste auditivo online

Iniciar teste

Encontre o centro auditivo mais próximo

Procurar centro
Store non trovato

A Minisom está perto de si! Descubra mais 100 centros Minisom em Portugal

Venha a um centro Minisom e verifique sua audição gratuitamente e sem compromisso.