Chegámos a Gondomar! Visite-nos e faça a sua Consulta Auditiva Gratuita. Agendar Aqui

Ouvir quem mais precisa!

Audiologistas Minisom integram Missões de ajuda humanitária em São Tomé e Príncipe.
Jul, 05, 2022

Saúde para Todos

A saúde é um dos pilares de intervenção mais importantes da cooperação portuguesa em São Tomé e Príncipe e um dos sectores que confere a Portugal uma grande visibilidade. Nesta área destaca-se o programa "Saúde para Todos", no qual a Minisom e os seus audiologistas têm vindo a participar ativamente, desde 2013.

“Saúde para todos – Reforço do Sistema Nacional de Saúde de São Tomé e Príncipe” é um projeto implementado anualmente pelo IMVF – Instituto Marquês de Valle Flôr em estreita parceria com o Ministério da Saúde de São Tomé e Príncipe, financiado por Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e pela Direção Geral da Saúde de Portugal. 

Minisom e CUF juntas pela audição

As empresas do Grupo Amplifon por todo o mundo desenvolvem e participam regularmente em ações e programas na área de Responsabilidade Social com o objetivo de assegurar que pessoas com problemas auditivos e dificuldades económicas e de integração social possam recuperar a sua audição e assim usufruírem também de uma melhor qualidade de vida e de um futuro mais promissor. 

Em Portugal, integrados nas missões regulares do projeto "Saúde para Todos", os audiologistas da Minisom têm vindo a atuar em estreita parceria com uma equipa de profissionais de saúde do Hospital CUF Infante Santo, designadamente na colocação e adaptação, revisão e manutenção de próteses auditivas, bem como da avaliação da audição e benefício da reabilitação auditiva.

A formação de profissionais de saúde são-tomenses tem sido igualmente um dos focos de ação dos audiologistas da Minisom, que têm exercido as suas atividades no Hospital Ayres de Meneses, em São Tomé.

Dos cerca de 200 mil habitantes de São Tomé e Príncipe, estima-se que 5 mil tenham problemas de surdez.

Reabilitações auditivas com sucesso

As crianças, principalmente em idade escolar, têm sido o grupo-alvo das missões onde os audiologistas da Minisom mais têm participado. No seu dia a dia, os nossos técnicos têm conseguido adaptar com sucesso novas próteses auditivas e acompanhado as crianças que as receberam em missões anteriores.

Alem da necessária limpeza e manutenção aos equipamentos adaptados, os nossos audiologistas têm acompanhado os progressos e constatado, com muita satisfação e alegria, que as reabilitações auditivas que têm implementado ao longo dos anos conseguem melhorar a vida das crianças e abrir-lhes as portas para um futuro mais promissor.

Duas forças da natureza em África!

Wildiney Soares

Chama-se Wildiney Soares e tem perda profunda bilateral e cegueira, ambas provocadas por rubéola gestacional. Quando o abordámos a primeira vez (2020) não andava na escola, tinha poucos amigos e passava os dias sentado numa cadeira em casa.

Com uma força de vontade gigante e após um árduo trabalho do próprio e de toda uma equipa, atualmente o Wildiney já frequenta a escola local, começou a desenvolver a sua oralidade, tem novos amigos e encontra-se mais extrovertido e feliz. 

Dalton Sousa

O Dalton Sousa tem perda bilateral moderada a severa. Adaptado com 2 aparelhos auditivos há 7 anos, hoje é uma criança feliz com um ótimo aproveitamento escolar.

Na nossa última missão soubemos que obteve 18 valores à maioria das disciplinas. Ao ouvido, disse-nos que quando for grande quer ser otorrinolaringologista para ajudar crianças como ele. Graças aos aparelhos auditivos vai ter certamente um futuro melhor e mais promissor. As maiores felicidades! 

Avó e neta a dar um abraço

Continuaremos a nossa missão

A Minisom irá continuar a participar no programa “Saúde para Todos”, levando regularmente até São Tomé e Príncipe os seus audiologistas que se voluntariarem para uma das missões deste programa, que ocorrem três vezes por ano. 

Precisa de ajuda para ouvir melhor? Marcar Consulta Grátis
Anterior
Próximo

Notícias & Blog

Fique a par das últimas notícias sobre o mundo da audição.
Saiba mais

Descubra como está a sua audição

Marque uma consulta auditiva gratuita

Agendar agora

Faça um teste auditivo online

Iniciar teste

Encontre o centro auditivo mais próximo

Procurar centro
Store non trovato

A Minisom está perto de si! Descubra mais 100 centros Minisom em Portugal

Venha a um centro Minisom e verifique sua audição gratuitamente e sem compromisso.