Chegámos a Gondomar! Visite-nos e faça a sua Consulta Auditiva Gratuita. Agendar Aqui

Sinusite

Sinusite e zumbido no ouvido

Chama-se sinusite, afeta um número crescente de portugueses e é uma doença muito comum, que interfere na qualidade de vida e no desempenho profissional e social das pessoas afetadas. A sinusite é uma doença que afeta as vias respiratórias superiores, frequentemente associada à rinite alérgica, cujos sintomas vão desde a congestão nasal, a dores de cabeça e de garganta, perda de olfato e gosto, febre, tosse, mau hálito e fadiga.

O que é sinusite?

Tecnicamente falando, a sinusite é a inflamação dos seios perinasais, habitualmente causada por uma infeção que pode ter origem num vírus, bactéria ou mesmo fungo. Os seios perinasais são cavidades arejadas, que existem nos ossos da cara e que comunicam com as fossas nasais. Nessas cavidades é produzido um muco que tem uma função protetora das vias respiratórias. Quando ele não é corretamente drenado pelo nariz, os seios perinasais ficam bloqueados e surge a inflamação, como é o caso da sinusite.

Hipoacusia - Perda de Audição

Diz-se que existe hipoacusia ou redução da sensibilidade auditiva quando diminui a nossa capacidade de ouvir ou de percecionar certas frequências. 

Descubra mais

Causas mais frequentes

  • Alergias respiratórias, ao pó, ao pólen e aos pêlos dos animais, por exemplo.
  • Gripes e constipações.
  • Condições climáticas adversas com frio e humidade.
  • Desvios do septo nasal e traumatismos do nariz.
  • Mudanças bruscas de pressão associadas ao voo ou ao mergulho.
  • Poluição atmosférica.
  • Tabagismo.
  • Má higiene nasal.

Como se diagnostica

O diagnóstico da sinusite deve ser feito por um otorrinolaringologista e, normalmente, é feito apenas através da constatação dos sintomas e da observação pormenorizada dos seios nasais. Porém, o médico pode sentir a necessidade de outros exames complementares para despistar eventuais dúvidas e confirmar o diagnóstico da sinusite. Alguns desses exames são:

  • Endoscopia nasal.
  • Tomografia computadorizada ou Raio X.
  • Colheita de secreções nasais.
  • Testes a alergias.

Como se trata

O tratamento irá depender da causa da sinusite. De um modo geral, esse tratamento passa pelo uso de antibióticos, descongestionantes e analgésicos. A utilização de sprays nasais salinos pode ser igualmente útil, mas a definição do melhor tratamento para cada caso deverá ser sempre feita pelo médico. Além dos tratamentos para a sinusite acima indicados, deve-se ter também alguns cuidados adicionais que ajudam a aliviar os sintomas, como por exemplo, lavar o nariz com soro fisiológico 2 a 3 vezes por dia, evitar ficar muito tempo em locais fechados, ficar longe de fumos e poeira e beber muita água. Por vezes, a cirurgia pode ser necessária se o tratamento médico não for eficaz ou se existe uma obstrução que não pode ser tratada de outra forma.

Qual a relação entre zumbido no ouvido e a sinusite?

Em princípio, a sinusite não é a causa direta do zumbido, mas é frequente as pessoas questionarem-se sobre esta relação. O zumbido é considerado um problema comum e, na maioria dos casos está relacionado com a perda de audição. Contudo, em algumas situações, e se não tratada convenientemente, as secreções provocadas pela sinusite tornam-se um ambiente favorável para a proliferação de vírus e bactérias. 

Bactérias podendo resultar em grandes inflamações que irão provocar o mau funcionamento da tuba auditiva, canal responsável pela comunicação entre o nariz e o ouvido. Tal acontece quando as secreções da sinusite infetam também o ouvido, causando então as chamadas otites. Além disso, um zumbido pré-existente pode ser amplificado e assim percebido com mais clareza, durante uma sinusite.

Casal recebe os conselhos do audiologista para iniciar a experimentação grátis de aparelhos auditivos.

Precisa de informação personalizada sobre zumbido no ouvido? Os nossos audiologistas podem ajudar! Agende já a sua consulta gratuita.

Marcar consulta

Descubra como está a sua audição

Marque uma consulta auditiva gratuita

Agendar agora

Faça um teste auditivo online

Iniciar teste

Encontre o centro auditivo mais próximo

Procurar centro
Store non trovato

A Minisom está perto de si! Descubra mais 100 centros Minisom em Portugal

Venha a um centro Minisom e verifique sua audição gratuitamente e sem compromisso.