Chegámos a Vale de Cambra! Faça a sua Consulta Auditiva Gratuita. Agendar Aqui

Diferenças entre Otorrinolaringologista e Audiologista

São especialistas que tratam da saúde auditiva, mas confundidos muitas vezes. Conheça as diferenças.
May, 15, 2024

Otorrinolaringologista e Audiologista: o que os distingue?

Embora ambos sejam especialistas em saúde auditiva, um Otorrinolaringologista e um Audiologista são profissionais com competências distintas.

A principal diferença reside no facto de o Otorrinolaringologista ser um médico que diagnostica e cura patologias relacionadas com o ouvido. O Audiologista, por outro lado, é responsável pela correção de alterações do ouvido através de aparelhos ou implantes auditivos. O Audiologista atua sobretudo em quatro áreas distintas: prevenção, diagnóstico, reabilitação e investigação.

A diferença entre um Otorrinolaringologista e um Audiologista é semelhante à que existe entre um Oftalmologista e um Técnico de Ótica Ocular. Se nestes dois casos, o primeiro diagnostica a perda de visão e o segundo coloca óculos de correção, quando falamos de audição, o Otorrino é quem determina e cura as patologias do ouvido, euquanto o Audiologista é quem corrige os casos de perda de audição através de aparelhos auditivos ou implantes auditivos.

Sabendo as diferenças, muitas pessoas questionam a quem devem recorrer primeiro em casos de perda auditiva. Se os sintomas se referirem apenas a problemas auditivos - como dor de ouvido, exsudação, tonturas ou caroços no ouvido - pode dirigir-se diretamente a um Audiologista.

Faça um exame auditivo com um audiologista certificado Marcar Consulta Gratuita

Otorrinolaringologista

Ao contrário do que é assumido muitas vezes, é importante reforçar que o otorrino não são apenas responsáveis pelo estudo, diagnóstico e tratamento de problemas relacionados com o ouvido.

Além disso, também tratam patologias relacionadas com o trato respiratório superior e parte do trato respiratório inferior (nariz, seios paranasais, faringe e laringe).

Este especialista também se ocupa da cirurgia relacionada com a glândula tiroide.

Audiologista

No caso dos audiologistas, não só corrigem os problemas de perda auditiva, como também ajudam nos processos de reabilitação auditiva, especialmente nos casos em que o uso de aparelho auditivo desempenha um papel fundamental.

Também estão envolvidos nos processos de adaptação de implantes cocleares ou osseointegrados (que são inseridos pelos otorrinolaringologistas através de intervenção cirúrgica).

Há, por isso, um acompanhamento muito próximo e frequente do paciente durante o período de adaptação aos seus aparelhos auditivos.

 

Reparou que não entende à primeira o que lhe dizem? Está na hora de agir.

A melhor e mais segura forma de prevenir problemas na audição é realizar exame auditivo com regularidade.

Presentes em mais de 100 localidades. Fale com um dos nossos audiologistas, descubra qual o centro auditivo mais próximo de si!

Consultar Centros Auditivos
Mulher durante o pequeno almoço, com a família à mesa.

As 4 áreas de atuação de um Audiologista

O Audiologista é um profissional multifacetado, capaz de atuar em diversas áreas, sendo que quatro são fundamentais: Prevenção, Diagnóstico, Reabilitação e Investigação.

Prevenção

A prevenção é acautelada com a realização de rastreios auditivos. No caso de bebés, por exemplo, fazem-se avaliações para se perceber se ouvido se está a desenvolver dentro do expectável ou se existe algum problema auditivo.

O mesmo acontece quando as crianças entram no ensino primário. Ter uma boa audição é fundamental durante o ensino escolar na aquisição e retenção do conhecimento.

Diagnóstico

O Audiologista realiza vários exames auditivos, de entre os quais os seguintes:

  •  Audiograma Tonal Simples;
  • Audiograma Vocal;
  • Testes Supraliminares;
  • Impedanciometria;
  • Otoemissões Acústicas;
  • Potenciais Evocados Auditivos; 
  • Videonistagmografia;
  • Posturografia;
  • Potenciais Otolíticos.

Reabilitação

Na Reabilitação, o Audiologista recorre normalmente a aparelhos auditivos, que são vários e com características diferentes de modo a ajustar-se totalmente às necessidades auditivas dos pacientes.

Além disso, é crucial haver um acompanhamento próximo do paciente, em especial durante o período de adaptação ao aparelho auditivo.

Investigação

Paralelamente ao apoio e acompanhemento constante dos pacientes, os Audiologistas investigam cada vez mais, quer em novas e melhores forma de prevenção e reabilitação auditiva.
Audiologista num centro auditivo Minisom

Confie a audição aos nossos Audiologistas.

Melhor do que corrigir, é prevenir. Agende agora o exame auditivo. Saiba como está a sua audição.

Anterior
Próximo

Notícias & Blog

Fique a par das últimas notícias sobre o mundo da audição.
Saiba mais

Descubra como está a sua audição

Marque uma consulta auditiva gratuita

Agendar agora

Faça um teste auditivo online

Iniciar teste

Encontre o centro auditivo mais próximo

Procurar centro
Store non trovato

A Minisom está perto de si! Descubra mais 100 centros Minisom em Portugal

Venha a um centro Minisom e verifique sua audição gratuitamente e sem compromisso.