A perda auditiva é um problema que afeta milhões de pessoas em todo o mundo, impactando significativamente a qualidade de vida e a capacidade de comunicação com a família, amigos e quem esteja à nossa volta.
Existem diferentes tipos de perda auditiva, cada um com características e tratamentos específicos. Entre eles, destacam-se a perda auditiva simétrica e a perda auditiva assimétrica.
Conheça as diferenças, características e tratamentos para ambos os tipos de perda auditiva.
A perda auditiva simétrica é uma condição que afeta ambos os ouvidos de forma igual, ou seja, ambos apresentam o mesmo grau de perda auditiva, ou seja, a perda de audição do ouvido direito é igual à perda de audição do ouvido esquerdo.
Esta hipoacusia bilateral caracteriza-se por uma diminuição da capacidade auditiva idêntica em ambos os ouvidos.
A perda auditiva assimétrica, por outro lado, afeta cada ouvido de forma diferente. Nestes casos, a redução da capacidade auditiva varia de um ouvido para o outro.
A hipoacusia assimétrica é diagnosticada quando um dos ouvidos tem uma perda entre 30 e 55 decibéis (dB) e, o outro, uma perda superior a 70 dB, com uma diferença de audição entre ambos os ouvidos maior do que 40 dB.
Nos casos em que a pessoa ouve bem com um ouvido (níveis acima dos 25 dB) e, no outro, apresenta uma perda de audição, como uma surdez profunda (níveis abaixo dos 70 dB), estamos perante uma hipoacusia neurossensorial severa-profunda unilateral ou uma assimetria extrema, um dos tipos de perda auditiva existentes.
A Minisom oferece um período de experimentação gratuito para que possa testar a solução auditiva mais adequada para si.