O enjoo por movimento é causado pela chegada de informações contraditórias ao cérebro. Ao receber sinais confusos, que parecem resultar de uma ameaça externa, o cérebro responde com um ataque, na forma dos vários sintomas de enjoo e tonturas.
A cinetose resulta em função de uma “incompatibilidade” entre o movimento que a pessoa sente e a sensação de movimento que é percebida pelos ouvidos, mais especificamente pelo aparelho vestibular, também designado por labirinto, um grupo de órgãos localizado na área interna do ouvido que é responsável pelo equilíbrio do nosso corpo.
Na prática, a cinetose manifesta-se porque os nossos olhos veem uma coisa, os músculos e ligamentos do corpo sentem outra e o ouvido interno, responsável por manter o equilíbrio, tem ainda uma outra sensação diferente. Ao receber sinais confusos e contraditórios, o cérebro responde na forma de enjoos e tonturas.
Cinetose é pois a sensação de enjoo por movimento, normalmente sentida em viagens de barco, devido à ondulação e à maior adaptação do corpo humano para viver em terra.
No entanto, muitas pessoas têm os mesmos sintomas quando viajam de avião, carro ou autocarro, comboio, a utilizar divertimentos em feiras e arraiais e até mesmo ao assistir a um filme no cinema ou a jogarem em simuladores de realidade virtual.
Dependendo de pessoa para pessoa, a cinetose pode manifestar-se através de diferentes sintomas, sendo estes os mais frequentes:
Dependendo da circunstância e do meio de transporte em que viaja, podemos sugerir alguns conselhos, por exemplo, quanto ao local onde se deve sentar para evitar os enjoos e as tonturas:
De Avião: na zona da asa, principalmente do lado da frente.
De Barco: na metade da frente, o mais junto à linha de água.
De Carro: prefira conduzir ou o outro lugar à frente.
De Comboio: junto a uma janela, voltado para a frente.
Além disso, algumas outras estratégias devem ser adotadas para evitar a cinetose e os seus sintomas, nomeadamente:
Sabia que o gengibre e a hortelã-pimenta ajudam a combater o enjoo e as tonturas?
Assim, uma solução natural é consumir produtos com estes ingredientes. Por exemplo, o gengibre pode ser consumido ao natural ou em chás, bolachas, bebidas ou pastilhas e até o seu próprio aroma tem um efeito calmante. O mesmo se aplica quanto à hortelã-pimenta.
Se os sintomas da cinetose se repetirem com demasiada frequência deverá consultar um médico especialista por forma a que este investigue melhor as causas e assim evite desenvolver outras doenças, como por exemplo uma labirintite.