Chegámos a Espinho! Faça já a sua Consulta Auditiva Gratuita. Agendar Aqui

Porque deve fazer já um teste de audição infantil ao seu filho?

Uma boa saúde auditiva é fundamental para o correto desenvolvimento de uma criança.
Jan, 09, 2022

Perda auditiva no mundo

Atualmente estima-se que em todo o mundo cerca de 32 milhões de crianças sejam afetadas por algum tipo de diminuição auditiva. Destas, aproximadamente 5 em cada 1000 nascem com perda auditiva, enquanto que cerca de 60% delas acaba por ver a sua audição diminuída por causas evitáveis durante os primeiros anos de vida.

Efetivamente, uma parte importante da surdez infantil deriva de infeções comuns (como o sarampo, a papeira, a rubéola, a meningite e otites), da falta de cuidados perinatais e da falta de vacinação atempada. A melhoria das condições de segurança e higiene em algumas regiões e países do mundo e o aumento da realização de testes de audição infantil são, igualmente, medidas que implementadas em larga escala contribuem para a diminuição da perda auditiva infantil no mundo.

… realização de testes de audição infantil (…) contribuem para a diminuição da perda auditiva no mundo.
O teste auditivo infantil é gratuito na Minisom. Marcar Grátis

O que é a audiometria infantil?

A audiometria infantil é um exame que tem avalia a capacidade que uma criança tem de ouvir a fala e os sons à sua volta. É um exame muito simples, indolor, e não requer qualquer preparação prévia. Geralmente, a audiometria infantil é realizada numa cabine isolada acusticamente, podendo ser feita por um médico ou um audiologista credenciado.

Um dos seus grandes objetivos é a obtenção de um diagnóstico precoce, que permita iniciar o processo de reabilitação auditiva o mais cedo possível.

O importância de uma boa saúde auditiva

Sabia que um recém-nascido começa a desenvolver a sua linguagem desde o momento em que nasce? Ou que a audição é o primeiro sentido a desenvolver-se, ainda dentro da barriga da mãe?

A linguagem é aprendida através da exposição aos sons, pelo que quanto mais cedo for detetada e reabilitada uma perda auditiva, melhor serão os resultados obtidos. Se a capacidade de ouvir estiver afetada, a criança terá mais dificuldades para aprender, ler e escrever, a sua capacidade de concentração será afetada e o processo de socialização com outras crianças será igualmente comprometido.

Desconfia que o seu filho ouve mal? Marque já uma consulta.

Tipos de exames auditivos

O momento em que a criança deve fazer um teste auditivo é normalmente indicado pelo médico e poderá variar em função de alguns fatores como, por exemplo, a predisposição genética a problemas auditivos ou doenças que possa já ter sofrido. Eis alguns dos tipos de testes auditivos mais realizados em crianças:

Teste auditivo para recém-nascido

Este teste auditivo diz respeito à triagem auditiva neonatal, que é que é hoje realizada no local de nascimento da criança, hospital ou a maternidade, e que é uma prática comum nos países mais civilizados.

Existem dois tipos de testes auditivos para recém-nascidos e ambos são indolores.

  • Teste de Emissão Otoacústica: um microfone fino é colocado no ouvido do bebé e procede-se à transmissão de sons para dentro do ouvido. Os sons recebidos na cóclea são gravados para análise e diagnóstico.
  • Teste de Audiometria de Tronco Encefálico: são colocados vários sensores em locais específicos da cabeça e ouvidos do bebé. Estímulos acústicos são apresentados em cada um dos ouvidos através de auscultadores. É feita a análise da atividade do cérebro que revela as reações e o limite de audição.

Teste auditivo infantil (7 meses a 2 anos)

Além dos testes em acima mencionados, um teste auditivo completo para este intervalo de idades deve incluir também:

  • Um teste simples de audiometria comportamental: que inclui o uso de detetores manuais de estímulos de sons, que podem ser produzidos a partir de bombo, chocalho, guizos, sino e outros instrumentos similares.
  • Um teste de campo acústico com reforço visual: no qual a criança é exposta a variados sons provenientes de diferentes direções. Previamente instruída a virar-se para a fonte de som detetada, se acertar a proveniência do som, é recompensada com um entretenimento visual ou um brinquedo.

Teste auditivo para crianças (2 a 3 anos)

A Audiometria Condicionada por Jogo é a mais indicada nestas idades. A criança coloca auscultadores e é são-lhe feitas perguntas relacionadas com um brinquedo que ela conheça, por exemplo um brinquedo sonoro. Sempre que o som for por ela percecionado e reconhecido, o técnico toma nota.

Teste em crianças mais velhas

O timpanometria é um teste que ajuda a determinar como o tímpano do ouvido da criança está a funcionar. É transmitida pressão de ar a diferentes intensidades para dentro do canal auditivo, fazendo com que o tímpano vibre. A mobilidade do tímpano é então medida por um equipamento especial, que depois emite um diagnóstico.
Detetou um sinal de perda auditiva no seu filho? Marcar Exame Grátis

Sinais a que deve estar alerta

O rastreamento de problemas auditivos em crianças pode ser complexo e alguns pediatras podem mesmo ter dificuldade em estabelecer um diagnóstico. São estes os principais sinais a que os pais e familiares devem estar atentos:

Repetição e distração

A criança costuma forçá-lo a repetir mais vezes o que lhe diz e distrai-se facilmente.

Expressão oral

A criança tem problemas para se expressar oralmente e muitas vezes não participa em conversas ou dá resposta a perguntas que lhe são colocadas.

Comportamento

O comportamento da criança muda e tem mais medos que o normal, principalmente à noite.

Volume

Fala alto normalmente e pede para colocar o som muito alto para assistir à televisão ou vai para perto dela.

Não responde à primeira

Não responde sistematicamente quando é chamada ou assusta-se frequentemente com ruídos repentinos ou muito altos.

Expressões faciais

Observa muito os rostos das pessoas ao ouvi-las ou reage à voz do pai e não à da mãe.

Dificuldades na escola

Ao não ouvir bem o que os professores dizem a criança poderá ter mais dificuldades de aprendizagem e isolar-se das outras crianças.
Gostaria de obter um parecer sobre a qualidade auditiva do seu filho? Falar com Audiologista Minisom
Em caso de perda auditiva, um rastreio auditivo atempado é meio caminho andado para uma boa recuperação!

Problemas que podem prejudicar a audição

As causas mais comuns da perda auditiva nas crianças estão relacionadas com:

  • Problemas de origem genética.
  • Infeções nos ouvidos (otites).
  • Acumulação de líquido infecioso no ouvido médio
  • Excesso de cerume no canal auditivo.
  • Acidentes com objetos, por exemplo cotonetes.
  • Exposição a ruídos súbitos.

Por fim, referir que existe um conjunto de doenças que se não forem tratadas podem provocar danos permanentes no sistema auditivo das crianças. Algumas dessas doenças são a meningite, a encefalite, o sarampo, a varicela e também a papeira.

audiologista observa ouvido de criança

Marque já uma consulta de rotina

Caso repare em alguns dos sinais de perda auditiva já referidos ou se já desconfia que o seu/sua filho/a possa estar a ouvir menos é importante que marque uma consulta gratuita num centro auditivo Minisom para a realização de um rastreio auditivo.

Marcar Consulta Grátis
Anterior
Próximo

Notícias & Blog

Fique a par das últimas notícias sobre o mundo da audição.
Saiba mais

Descubra como está a sua audição

Marque uma consulta auditiva gratuita

Agendar agora

Faça um teste auditivo online

Iniciar teste

Encontre o centro auditivo mais próximo

Procurar centro
Store non trovato

A Minisom está perto de si! Descubra mais 100 centros Minisom em Portugal

Venha a um centro Minisom e verifique sua audição gratuitamente e sem compromisso.