Chegámos a Gondomar! Visite-nos e faça a sua Consulta Auditiva Gratuita. Agendar Aqui

Aparelhos Auditivos para Crianças

Saiba quais os mais adequados e de que forma pode ajudar as crianças a adaptarem-se mais facilmente.
Dec, 09, 2022

A Saúde Auditiva Infantil

Os ouvidos das crianças são “portas de entrada” para o cérebro. É através da audição que elas desenvolvem as competências da fala e da comunicação. A audição permite também que as crianças se orientem no espaço e desenvolvam os automatismos que as ajudam a compreender melhor os comportamentos e atitudes das pessoas ao seu redor.

Sem dúvida, se não for corrigida, a perda auditiva é sempre um problema em qualquer idade. Mas é na fase infantil que essa correção se torna mais urgente e necessária, na medida em que a falta de uma resposta adequada pode alterar o desenvolvimento social e educacional da criança. 

A saúde auditiva infantil deve ser mantida sobre observação, desde a nascença da criança, e é algo que não deve ser nunca descurado.

Aparelhos auditivos para crianças

Os pais das crianças com diminuição auditiva têm habitualmente muitas dúvidas sobre o tipo de aparelhos auditivos infantil recomendados para seus filhos.

A idade da criança e o tipo ou grau de perda auditiva são elementos-chave no momento da decisão do audiologista, mais existem outros aspetos a serem considerados quando se trata da escolha de aparelhos auditivos para crianças.

Dúvidas sobre aparelhos auditivos para o/a seu filho/a? Marcar Consulta Grátis

Aparelhos auditivos pediátricos

Os aparelhos auditivos para crianças são projetados para permitir que elas reconheçam sons e distingam vozes, de modo a desenvolverem as suas habilidades de linguagem e de comunicação. Existem diferentes tipos de aparelhos auditivos que podem ser recomendados, tendo em consideração, desde logo, quer a idade da criança como o seu tipo e grau de perda auditiva

Geralmente é o aparelho auditivo para crianças mais recomendado é o atrás da orelha, que possui o melhor nível de suporte, segurança e conforto. Para bebés, existem técnicas e acessórios que ajudam a manter este tipo de aparelhos auditivos no lugar, como as fitas hipoalergénicas.

Além do excelente desempenho, neste tipo de aparelhos auditivos para crianças a estética também foi pensada e estas podem escolher as cores dos equipamentos e decorá-los com autocolantes apropriados.

O seu filho/a ouve mal? Faça um exame auditivo grátis.
aparelhos auditivos em cima de uma mesa

Benefícios dos aparelhos auditivos para as crianças

Graças a uma solução auditiva adequada, as crianças e os jovens são capazes de:

  • Beneficiar da estimulação auditiva desde cedo.
  • Adaptar-se melhor ao seu ambiente: creche, escola etc. 
  • Desfrutar da sua família e amigos e de todas as atividades em conjunto.
  • Ter um desenvolvimento pessoal, social e escolar normal.
  • Interagir mais facilmente com outras crianças da sua idade.

Ver soluções para crianças

Como ajudar na adaptação?

Fazer com que os aparelhos auditivos façam parte do universo da criança deve passar a ser uma missão para os pais, mas também para os seus familiares mais próximos. 

Neste processo, os benefícios da utilização dos aparelhos auditivos devem ser comunicados e relembrados várias vezes e estes deverão ser encarados como qualquer outro acessório que se tem de usar no dia a dia, como, por exemplo, uns óculos. Uma forma eficaz de comunicar as vantagens da utilização dos aparelhos auditivos junto das crianças é convidando-as para atividades ou brincadeiras que seriam difíceis para ela se não utilizasse os aparelhos auditivos.

Contudo, principalmente na fase inicial, crianças e pais precisam de ajuda e orientação em termos do processo de reabilitação auditiva. Nesse sentido, a Minisom tem audiologistas especialmente treinados para essa missão, que poderão conduzir o processo de reeducação auditiva da criança através de uma utilização adequada de aparelhos auditivos.

Audiologista a observar ouvido de criança

Aparelhos Auditivos para crianças

Se o seu filho ou filha necessita de aparelhos auditivos e está com dúvidas, saiba que a Minisom pode ajudar. A idade e o tipo ou grau de perda auditiva são elementos-chave no momento da decisão dos nossos audiologistas, mas há mais aspetos a serem considerados.

Se necessitar de esclarecimentos, os nossos audiologistas estão à sua disposição.

Marcar Consulta Grátis
Anterior
Próximo

Notícias & Blog

Fique a par das últimas notícias sobre o mundo da audição.
Saiba mais

Descubra como está a sua audição

Marque uma consulta auditiva gratuita

Agendar agora

Faça um teste auditivo online

Iniciar teste

Encontre o centro auditivo mais próximo

Procurar centro
Store non trovato

A Minisom está perto de si! Descubra mais 100 centros Minisom em Portugal

Venha a um centro Minisom e verifique sua audição gratuitamente e sem compromisso.