Os ouvidos das crianças são “portas de entrada” para o cérebro. É através da audição que elas desenvolvem as competências da fala e da comunicação. A audição permite também que as crianças se orientem no espaço e desenvolvam os automatismos que as ajudam a compreender melhor os comportamentos e atitudes das pessoas ao seu redor.
Sem dúvida, se não for corrigida, a perda auditiva é sempre um problema em qualquer idade. Mas é na fase infantil que essa correção se torna mais urgente e necessária, na medida em que a falta de uma resposta adequada pode alterar o desenvolvimento social e educacional da criança.
A saúde auditiva infantil deve ser mantida sobre observação, desde a nascença da criança, e é algo que não deve ser nunca descurado.
Os pais das crianças com diminuição auditiva têm habitualmente muitas dúvidas sobre o tipo de aparelhos auditivos infantil recomendados para seus filhos.
A idade da criança e o tipo ou grau de perda auditiva são elementos-chave no momento da decisão do audiologista, mais existem outros aspetos a serem considerados quando se trata da escolha de aparelhos auditivos para crianças.
Os aparelhos auditivos para crianças são projetados para permitir que elas reconheçam sons e distingam vozes, de modo a desenvolverem as suas habilidades de linguagem e de comunicação. Existem diferentes tipos de aparelhos auditivos que podem ser recomendados, tendo em consideração, desde logo, quer a idade da criança como o seu tipo e grau de perda auditiva.
Geralmente é o aparelho auditivo para crianças mais recomendado é o atrás da orelha, que possui o melhor nível de suporte, segurança e conforto. Para bebés, existem técnicas e acessórios que ajudam a manter este tipo de aparelhos auditivos no lugar, como as fitas hipoalergénicas.
Além do excelente desempenho, neste tipo de aparelhos auditivos para crianças a estética também foi pensada e estas podem escolher as cores dos equipamentos e decorá-los com autocolantes apropriados.
Graças a uma solução auditiva adequada, as crianças e os jovens são capazes de:
Fazer com que os aparelhos auditivos façam parte do universo da criança deve passar a ser uma missão para os pais, mas também para os seus familiares mais próximos.
Neste processo, os benefícios da utilização dos aparelhos auditivos devem ser comunicados e relembrados várias vezes e estes deverão ser encarados como qualquer outro acessório que se tem de usar no dia a dia, como, por exemplo, uns óculos. Uma forma eficaz de comunicar as vantagens da utilização dos aparelhos auditivos junto das crianças é convidando-as para atividades ou brincadeiras que seriam difíceis para ela se não utilizasse os aparelhos auditivos.
Contudo, principalmente na fase inicial, crianças e pais precisam de ajuda e orientação em termos do processo de reabilitação auditiva. Nesse sentido, a Minisom tem audiologistas especialmente treinados para essa missão, que poderão conduzir o processo de reeducação auditiva da criança através de uma utilização adequada de aparelhos auditivos.
Se o seu filho ou filha necessita de aparelhos auditivos e está com dúvidas, saiba que a Minisom pode ajudar. A idade e o tipo ou grau de perda auditiva são elementos-chave no momento da decisão dos nossos audiologistas, mas há mais aspetos a serem considerados.
Se necessitar de esclarecimentos, os nossos audiologistas estão à sua disposição.