A importância da saúde auditiva de crianças e jovens

São muitos os fatores que afetam a audição de crianças e jovens. Saiba quais e como os pode ajudar.
Dec, 07, 2022

As crianças e jovens não estão conscientes da importância da sua saúde auditiva.

A saúde auditiva infantil

A audição é uma faculdade sensorial essencial para o desenvolvimento das crianças. A audição permite que as crianças se orientem no espaço e desenvolvam os automatismos que lhes permitem compreender melhor os comportamentos e atitudes das pessoas ao seu redor.

Saiba que uma ligeira perda de audição infantil pode passar despercebida, quer para a criança como para os seus pais?

Assim, e ao mínimo sinal de diminuição da audição, é aconselhável que a criança realize uma audiometria para confirmar o diagnóstico e identificar, precocemente, possíveis alterações no sistema auditivo. Este é um exame indolor e preventivo bastante recomendado, que poderá ser feito gratuitamente na Minisom.

Problemas: desenvolvimento e isolamento

A perda auditiva em crianças não produz apenas efeitos negativos na sua aprendizagem, também pode ter consequências ao nível do seu processo de crescimento e desenvolvimento cognitivo. As crianças com diminuição auditiva são incapazes de se relacionar corretamente com outras crianças e isso pode causar isolamento social, que depois se repercute no desenvolvimento da sua personalidade. Mais, a falta ou diminuição da audição durante a idade escolar pode igualmente interferir no correto crescimento psíquico da criança. 

Se tiver alguma dúvida sobre saúde auditiva infantil ou se desconfia da capacidade auditiva do seu filho/a é aconselhável marcar uma consulta com um especialista em audição, para que este a possa avaliar corretamente. 

Dúvidas sobre saúde auditiva infantil? A Minisom pode ajudar. Marcar Consulta Grátis

Fatores que podem afetar a audição infantil

Os problemas de audição infantil podem ter origem numa ampla variedade de causas, pelo que a sua deteção precoce e o consequente tratamento podem reduzir significativamente o impacto na saúde auditiva da criança. 

Desde logo, as otites afiguram-se como a principal causa de problemas auditivos em crianças e em bebés. A maioria dos casos ocorre em crianças até 10 anos, mas os que têm menos de 18 meses são os que têm maior probabilidade de sofrer com esta doença. Saiba que, em geral, as otites e as consequentes dores de ouvidos, manifesta-se na sequência de uma constipação comum, dor de garganta ou de outras infeções do trato respiratório e ocorrem sobretudo nos meses de inverno, entre janeiro e março. 

Ouvir música com auscultadores ou auriculares durante longas horas e com volume elevado, a utilização de jogos com som alto e a ausência ou incorreta limpeza e secagem dos ouvidos são igualmente algumas das causas mais frequentes para que cada vez mais jovens em todo o mundo, tenham ou venham a ter problemas auditivos

Mas a perda de audição infantil também pode estar ligada a doenças infeciosas e a vírus que podem atacar o nervo auditivo; como o sarampo, a rubéola e a meningite; ou a certos medicamentos que em doses mais elevadas podem ser responsáveis por distúrbios auditivos que podem levar à surdez. Neste campo, destacam-se os antibióticos usados no tratamento de pneumonias, certos diuréticos e alguns anti-inflamatórios não esteroides.

O seu filho/a ouve mal? Faça um exame auditivo grátis.

Sintomas da perda auditiva infantil

O rastreamento de perda auditiva infantil é um processo complexo e alguns pediatras podem por vezes ter dificuldade em estabelecer um diagnóstico preciso, sendo que é o otorrinolaringologista que dispõe de todas as ferramentas adequadas para detetar uma surdez infantil.

De qualquer forma, existem certos sintomas de surdez infantil que o devem deixar em alerta caso os reconheça nos seus filhos. Assim, estes são os principais sinais de perda auditiva infantil a ter atenção: 

  • Repetição: A criança costuma forçá-lo/a a repetir muitas vezes o que lhe diz.
  • Expressão oral: A criança tem grandes dificuldades para se expressar oralmente.
  • Comportamento: O comportamento da criança muda e tem mais medos que o normal, principalmente à noite.
  • Volume: Pede para colocar o som muito alto para assistir à televisão ou vai para perto dela.
  • Não responder à primeira: Não responde sistematicamente quando é chamada ou assusta-se frequentemente com ruídos repentinos ou muito altos.
  • Expressões faciais: Observa muito os rostos das pessoas ao ouvi-las ou reage à voz do pai e não à da mãe.

Problemas de audição em bebés

É mais fácil detetar problemas auditivos em crianças e adolescentes do que em bebés. Mas também há sinais que podem informar os pais sobre o desconforto auditivo em recém-nascidos. Poderá desconfiar de problemas auditivos do bebé se este:

  • não reage a brinquedos e a estímulos sonoros.
  • não balbucia nem reage à voz dos pais.

Em caso de dúvidas, deve alertar de imediato o pediatra ou o médico assistente do bebé.

Proteja a saúde auditiva do seu filho

Como referido, à mínima suspeita de um problema auditivo a criança deve realizar um exame auditivo num local apropriado para poder obter um diagnóstico correto da sua qualidade auditiva. 

Contudo, prevenir é mesmo a melhor forma de preservar a saúde auditiva de crianças e adultos. Assim, realizar um Exame Auditivo periodicamente deve ser uma prática habitual, em nada diferente de qualquer outro check-up médico que faz normalmente. 

Na Minisom acreditamos que as crianças com diminuição auditiva merecem viver a sua infância e adolescência como quaisquer outras, pelo que os nossos profissionais trabalham com paixão para lhes proporcionar as melhores soluções auditivas para uma reabilitação perfeita e rápida.

Audiologista a observar ouvido de criança
Aparelhos Auditivos para crianças

Os pais das crianças com diminuição auditiva têm habitualmente muitas dúvidas sobre o tipo de aparelhos auditivos recomendados para os seus filhos. A idade e o tipo ou grau de perda auditiva são elementos-chave no momento da decisão do audiologista, mas há mais aspetos a serem considerados.

Se tiver dúvidas ou precisar de acompanhamento, os nossos audiologistas estão à sua disposição.

Marcar Consulta Grátis
Anterior
Próximo

Notícias & Blog

Fique a par das últimas notícias sobre o mundo da audição.
Saiba mais

Descubra como está a sua audição

Marque uma consulta auditiva gratuita

Agendar agora

Faça um teste auditivo online

Iniciar teste

Encontre o centro auditivo mais próximo

Procurar centro