Chegámos a Gondomar! Visite-nos e faça a sua Consulta Auditiva Gratuita. Agendar Aqui

"Cuidados auditivos para todos"

Este é o lema do Dia Mundial da Audição 2021.
Mar, 03, 2021

O Dia Mundial da Audição que se comemora anualmente a 3 de março, este ano tem como lema os “Cuidados auditivos para todos”. Para a OMS – Organização Mundial da Saúde, este mote é um claro apelo global à ação, de pessoas e organizações, no sentido de lidar melhor com as questões da perda auditiva e as doenças do ouvido ao longo da vida.

De acordo com estatísticas recentes da OMS, e em termos globais, mais de 430 milhões de pessoas sofrem de perda auditiva incapacitante, um número que pode crescer para quase 700 milhões já em 2050.

Quando não tratada, a perda auditiva representa um desafio significativo para pessoas em todas as faixas etárias, dificultando o desenvolvimento da linguagem, da comunicação, da cognição e limitando em certa medida o acesso dessas pessoas à educação, ao emprego e às suas interações sociais.

Dificuldades auditivas acrescidas!

A máscara provoca distorção

As dificuldades para quem sofre de perda auditiva aumentaram em 2020, com a disseminação da pandemia provocada pelo Covid-19, destacando ainda mais a importância da audição para que as famílias, amigos e comunidades se mantenham mais ligados nesta fase difícil na história da humanidade.

A utilização obrigatória das máscaras é fundamental para conter a propagação do vírus, mas ao mesmo tempo torna a comunicação menos inclusiva para quem sofre de perda auditiva. A máscara, na verdade, provoca uma distorção na voz, com diminuição nas frequências altas, aquela que já é a menos percetível para as pessoas que ouvem menos. Além disso, a intensidade do som produzido pela voz diminui cerca de quatro vezes a cada duplicação da distância entre os interlocutores.

A perda auditiva pode ser evitada

Saiba que muitas das causas que levam à perda auditiva podem ser evitadas?

Estima-se que 60% das perdas auditivas em crianças são devidas a causas evitáveis e que mais de um bilião de adolescentes e adultos jovens correm o risco de perda auditiva, principalmente devido a ouvirem música em volumes altos e por tempos mais prolongados.

Quando a perda auditiva já é uma realidade, o atendimento oportuno e apropriado ajudará a minimizar as consequências.

Através de uma simples consulta num centro auditivo Minisom, qualquer pessoa poderá diagnosticar os seus problemas auditivos, sem ter de gastar nada.

Consultas e exames são grátis na Minisom
Não precisa de viver sem som!

Infelizmente, no nosso país, mas também em termos globais, independentemente das consultas e exames auditivos serem gratuitos em muitos locais, como por exemplo nos centros auditivos da Minisom, o número de pessoas que vivem com perda auditiva não diagnosticada ou tratada ainda é muito elevado.

Assim, nunca é demais recordar alguns dos factos e verdades em torno da Audição:

  • Uma boa audição e comunicação são importantes em todas as circunstâncias e fases da vida.
  • A perda auditiva, bem como algumas doenças auditivas relacionadas, podem ser tratadas se identificadas em tempo útil.
  • Em grande parte dos casos, a perda auditiva pode ser evitada através de simples comportamentos e ações preventivas. Fazer um rastreio auditivo anual, usar proteção auricular sempre que exposto a sons altos ou a ruído e não limpar os ouvidos com cotonetes, são alguns simples exemplos.
  • Pessoas com risco de perda auditiva acrescido ou com mais de 50 anos devem verificar a sua audição com maior regularidade. 6 em 6 meses é o intervalo de tempo aconselhado.

Hoje em dia existe uma inúmera variedade e tipos de aparelhos auditivos que devolvem às pessoas a sua qualidade de vida e todo um novo mundo de sons.

A Minisom dispõe dos mais recentes aparelhos auditivos, com tecnologia de ponta, conectáveis a vários equipamentos e praticamente invisíveis. Ninguém notará que os está a usar!

cliente a fazer exame auditivo num centro auditivo minisom

Naquele que também é o Mês Mundial da Audição, em que o lema é “Cuidados auditivos para todos”, a Minisom disponibiliza Grátis a todos os portugueses o seguinte conjunto de benefícios:

  • Consulta Auditiva
  • Exames Auditivos
  • Experimentação de aparelhos

Marcar consulta grátis
Anterior
Próximo

Notícias & Blog

Fique a par das últimas notícias sobre o mundo da audição.
Saiba mais

Descubra como está a sua audição

Marque uma consulta auditiva gratuita

Agendar agora

Faça um teste auditivo online

Iniciar teste

Encontre o centro auditivo mais próximo

Procurar centro
Store non trovato

A Minisom está perto de si! Descubra mais 100 centros Minisom em Portugal

Venha a um centro Minisom e verifique sua audição gratuitamente e sem compromisso.