Chegámos a Gondomar! Visite-nos e faça a sua Consulta Auditiva Gratuita. Agendar Aqui

Ligação entre Demência e Perda de Audição

Descubra aqui a ligação entre a demência e a perda auditiva.
Jan, 13, 2024

O que é, exatamente, a demência?

A demência é o nome dado a diversas doenças nas quais o cérebro é menos capaz de processar informações. A demência pode ser reconhecida por uma combinação de diferentes sinais.

Os mais conhecidos são o esquecimento e as alterações de humor. Nos últimos anos, parece haver uma ligação entre a perda auditiva e a demência.

Continue a ler para saber mais sobre esta relação.

Que tipos de demência existem?

Existem mais de 50 tipos diferentes de demência. A forma mais conhecida, no entanto, é a doença de Alzheimer. O Alzheimer começa com problemas de memória. Com o tempo, a pessoa torna-se cada vez mais dependente dos seus entes queridos.

Outras formas de demência incluem:

Demência vascular

Esta doença é frequentemente causada por um distúrbio sanguíneo no cérebro - um acidente vascular cerebral ou vários pequenos acidentes vasculares cerebrais.

Demência frontotemporal

Esta forma de demência também é conhecida como doença de Pick. Ocorre principalmente em pessoas relativamente mais jovens.

Demência por corpos de Lewy

Com esta doença, os sintomas podem mudar a qualquer hora do dia. As pessoas com esta forma de demência reagem mais lentamente, divagam nos pensamentos e têm dificuldade em planear.

Elas também sofrem frequentemente de sintomas da doença de Parkinson - tremores musculares, rigidez e postura curvada.

Notou dificuldade em perceber o que lhe dizem? Não espere mais. Marcar Consulta Gratuita

Como a perda auditiva afetará o cérebro

À medida que a sua audição se deteriora, os sons suaves tornam-se cada vez menos audíveis. Como resultado, o seu cérebro recebe menos estímulos e fica menos ativo nessa área.

Reconhecer e armazenar sons pode, então, tornar-se mais difícil. Como chegam menos estímulos, isso pode enfraquecer a memória e a capacidade de pensamento. A perda auditiva a longo prazo pode, portanto, acelerar o processo de demência.

É preciso muita energia para o cérebro lidar com a perda auditiva. Isto deixa menos energia para outras funções cerebrais. A falta de energia pode contribuir para a redução da capacidade de raciocínio.

Ligação entre perda auditiva e demência

Estudos realizados mostram que existe uma ligação entre a perda auditiva e a demência. Ambas são frequentemente causados ​​pela idade avançada. Como resultado, a perda auditiva e a demência também ocorrem juntas com mais frequência.

A demência pode afetar as áreas do cérebro envolvidas na audição e, consequentemente, causar surdez. Nesse caso, o tratamento com aparelho auditivo não adianta, pois a área do cérebro já está afetada.

Podemos prevenir a demência?

A demência é difícil de prevenir, mas os investigadores acreditam que alguns casos podem ser prevenidos com um estilo de vida mais saudável. Evitar certos fatores de risco reduz o risco de demência. Algumas coisas a evitar são:

  • Pressão alta;
  • Álcool;
  • Diabetes;
  • Fumar;
  • Aumento do colesterol;
  • Pouco movimento;
  • Quase nenhum contacto social.

Um aparelho auditivo pode reduzir o declínio cognitivo em pessoas predispostas a tal. Este não é o caso de pessoas que não têm predisposição para isso.

O possível efeito de um aparelho auditivo difere, portanto, de pessoa para pessoa.

A prevenção é a melhor solução

Se tem quaisquer questões para esclarecer ou desconfia que a sua audição já não é a mesma de antes, os nossos audiologistas estão espalhados pelo país, próximos de si e prontos a ajudar no que for necessário.

Marque a sua consulta gratuita.

Marcar Consulta Gratuita
Casal mais velho acompanhado de uma audiologista num centro auditivo
Anterior
Próximo

Notícias & Blog

Fique a par das últimas notícias sobre o mundo da audição.
Saiba mais

Descubra como está a sua audição

Marque uma consulta auditiva gratuita

Agendar agora

Faça um teste auditivo online

Iniciar teste

Encontre o centro auditivo mais próximo

Procurar centro
Store non trovato

A Minisom está perto de si! Descubra mais 100 centros Minisom em Portugal

Venha a um centro Minisom e verifique sua audição gratuitamente e sem compromisso.