Chegámos a Gondomar! Visite-nos e faça a sua Consulta Auditiva Gratuita. Agendar Aqui

Dor de ouvido e a Covid

Muitas pessoas infetadas pelo coronavírus queixam-se de problemas auditivos.
May, 17, 2021

Perda de olfato, paladar e de audição?

Ainda não são conhecidos todos os efeitos colaterais da COVID-19 na nossa saúde. À medida que a estudamos mais, vamos conhecendo melhor as suas consequências e novos sintomas que provoca no nosso organismo, como a dor de ouvido, a pressão no ouvido e na cabeça e o zumbido no ouvido, também designado por tinnitus ou acufenos.

Hoje já ninguém põe em questão que a perda de paladar (ageusia) e de olfato (anosmia) são sintomas frequentes em pessoas afetadas com COVID-19. De facto, estima-se que estes sejam comuns em cerca de 80% das pessoas infetadas pelo SARS-CoV-2. Atualmente, sempre que estes sintomas se verificarem são, por si só, motivo para fazer um teste de diagnóstico ao novo coronavírus.

Ainda não se sabe exatamente de que forma a COVID-19 afeta o nosso paladar e o olfato, mas parece estar relacionado com o facto do vírus causar inflamação no interior do nosso nariz, levando à perda de neurónios olfativos. Saiba também que estudos recentes têm dado indicações claras que a pressão nos ouvidos, a dor de ouvidos e até mesmo os zumbidos nos ouvidos (tecnicamente designados por acufenos ou tinnitus), parecem ser mais alguns dos sintomas associados à infeção do organismo humano pelo coronavírus.

Covid causa dor e zumbido no ouvido

Um estudo publicado no portal “Frontiers in Public Health” indicou que a COVID-19 pode acentuar o zumbido no ouvido ou apitos nos ouvidos preexistentes, em pessoas por ela infetadas. De acordo com a pesquisa efetuada a um total de 3.100 pessoas de 48 países, 40% dos entrevistados afetados pelos zumbidos nos ouvidos notaram um agravamento deste sintoma devido ao facto de terem contraído este coronavírus.

A pesquisa revelou também que muitas das pessoas que já se encontram curadas do COVID-19 continuaram a sentir zumbido no ouvido, mesmo aqueles que nunca os haviam experienciado anteriormente. 

Necessidade de mais estudos

Já o “American Journal of Otolaryngology” divulgou recentemente os resultados preliminares de um outro estudo conduzido na Turquia, que revela o aumento da incidência da perda auditiva neurossensorial súbita e de danos nas funções das células ciliadas da cóclea, durante a disseminação da COVID-19 naquele país. 

Contudo, a hipótese da COVID-19 agravar diretamente a saúde auditiva é um assunto que exige novos estudos. De qualquer forma, a dor de ouvido, a pressão no ouvido e na cabeça, o zumbido no ouvido (também designado por acufenos ou tinnitus) são sintomas neurológicos que hoje se podem observar em pessoas infetadas por COVID-19.

As causas da dor de ouvido e da pressão?

A dor de ouvido é um sintoma que pode surgir na sequência das mais variadas causas, provoca bastante desconforto e muitas vezes torna-se a fonte de elevados níveis de frustração, irritabilidade e de stress na pessoa afetada. Conheça agora as principais causas da dor de ouvidos, da consequente pressão no ouvido e da perceção de um som abafado ou ouvido tapado.

Infeção do ouvido

A infeção no ouvido médio é comummente designada como otite. A maioria dos casos ocorre em crianças até 10 anos de idade, mas também pode afetar os adultos. Regra geral, as otites e as consequentes dores de ouvidos, manifestam-se na sequência de uma constipação comum, dor de garganta ou de outras infeções do trato respiratório. O processo inflamatório subjacente a estas doenças provoca uma acumulação de secreções, dificultando a sua drenagem a nível das trompas de Eustáquio, provocando assim a sua acumulação no ouvido médio.

Entrada de água

A dor de ouvido causada pela entrada de água é muito comum em pessoas que praticam natação ou atividades aquáticas como o surf, mas também pode ocorrer durante o uso de piscinas, banheiras ou banhos de mar, por exemplo. Para além da pressão no ouvido e na cabeça, as otites podem provocar secreção no ouvido ou mesmo perda de audição.

Diferenças de pressão atmosférica

Quando há diferenças de pressão atmosféricas repentinas, como o que acontece quando um avião levanta voo ou aterra, a dor de ouvido ou a sensação de ouvido tapado podem surgir.  Os mesmos sintomas manifestam-se ao subir ou descer uma montanha. Fechar a boca, apertar o nariz e forçar a saída de ar para equilibrar a pressão nos ouvidos, a chamada Manobra de Valsalva, normalmente ajuda a aliviar os sintomas.

Problemas nos dentes e na garganta

Além do nascimento e crescimento dos dentes do siso, outros problemas nos dentes como abcessos, cáries ou bruxismo podem provocar dor de ouvido ou pressão no ouvido, uma vez que os nervos dos dentes ficam muito próximos dos ouvidos. A amigdalite, a infeção da garganta devido à presença de bactérias, vírus ou fungos, também pode afetar os ouvidos, causando assim a dor de ouvidos. 

Doenças que afetam a audição

Da perda auditiva resultante da idade, à labirintite, às otites e a outro tipo de problemas, são inúmeras as causas que podem afetar as estruturas do ouvido, provocar dor de ouvido ou o zumbido no ouvido e assim afetar a qualidade de audição. Saiba mais sobre este tema na nossa secção dedicada a problemas e doenças dos ouvidos mais comuns.
Audiologista a despedir-se de clientes

Esteja alerta - cuide da sua audição

Se sofre de algum tipo de perda auditiva, dor ou pressão nos ouvidos ou zumbidos, na sequência ou não da infeção por Covid-19, a Minisom possui equipamentos de última geração capazes de avaliar com precisão o estado atual da sua saúde auditiva.

Marcar Exame Grátis
Anterior
Próximo

Notícias & Blog

Fique a par das últimas notícias sobre o mundo da audição.
Saiba mais

Descubra como está a sua audição

Marque uma consulta auditiva gratuita

Agendar agora

Faça um teste auditivo online

Iniciar teste

Encontre o centro auditivo mais próximo

Procurar centro
Store non trovato

A Minisom está perto de si! Descubra mais 100 centros Minisom em Portugal

Venha a um centro Minisom e verifique sua audição gratuitamente e sem compromisso.