Tem dúvidas se a radiação Bluetooth, presente nos smartphones, fones de ouvido, aparelhos auditivos e outros dispositivos afetam a saúde no geral ou a audição?
Descubra todas as verdade e mitos relacionados com o Bluetooth.
O Bluetooth (BT) é uma tecnologia de comunicação que permite a transmissão de informação de dados de curto alcance de um dispositivo para outro, sem a utilização de fios, o que também é viável em aparelhos auditivos com Bluetooth.
Assim, é possível conectar vários dispositivos através de ondas de rádio, consumindo pouca energia, na faixa de 2,45 GHz. É possível transmitir imagens, vídeos ou áudio, sem interferência de frequências.
Vários cientistas afirmam que a potência do Bluetooth é muito baixa para prejudicar tecidos humanos, dado que a sua radiação é não ionizante e não pode alterar a estrutura atómica.
Os únicos efeitos conhecidos são térmicos, em que o corpo dissipa o calor gerado pela absorção de energia.
Segundo pesquisas da Bond University, é indicado que o uso moderado de fones com ligações Bluetooth não causam problemas auditivos, desde que o uso dos mesmos não seja durante longos períodos.
Já a exposição prolongada a ruídos elevados pode, sim, prejudicar seriamente a saúde auditiva, devido ao stress oxidativo nas células nervosas.
Assim, os estudos referem que os fones ou auscultadores (que também já têm cancelamento de ruído) com ligação Bluetooth não são prejudiciais à saúde, pois, como referido anteriormente, apenas há a emissão de radiação com energia muito reduzida, que acaba por ser inferior, por exemplo, às radiações dos smartphones e das redes wi-fi domésticas, que são também consideradas seguras.
A Minisom oferece um período de experimentação gratuito de 30 dias, para que possa testar a solução auditiva mais adequada para si
Sendo uma tecnologia amplamente utilizada por tudo o mundo e nos mais variados contextos, é natural que ao longo dos anos algumas crenças ganhem força sobre aquilo que o Bluetooth permite, ou não, fazer.
Descubra dois dos mitos que mais marcaram a tecnologia Bluetooth ao longo do tempo.
Durante muito tempo, houve a crença de que as ligações feitas através da tecnologia Bluetooth estariam limitadas a curtas distâncias.
No entanto, isto não é verdade, pois a tecnologia Bluetooth pode ser eficaz até mais de 1 km de distância.
O que acontece é que, tendo em conta que esta tecnologia é usada maioritariamente em dispositivos como os telemóveis e os fones, basta que os criadores lhes implementem uma tecnologia que possibilite uma ligação entre os 10 e os 30 metros.
Se tentarmos ouvir algum barulho numa sala ou divisão ao lado, a clareza do que é ouvido irá depender do material de construção da parede. O mesmo se passa com as ondas de rádio.
Uma vez que esta energia "viaja" através do ar, ao haver obstáculos, como as paredes, poderá haver uma ligeira deterioração do sinal, mas isto não significa que a sua passagem não aconteça. Assim, as paredes poderão influenciar a passagem da ligação, mas não a bloqueiam.