Chegámos ao Cacém! Visite-nos e faça o seu Rastreio Auditivo Gratuito. Agendar Rastreio Auditivo

Musicoterapia para os mais idosos: as vantagens

Saiba como a musicoterapia pode mitigar as mudanças decorrentes da idade e melhorar a sua vida.
Apr, 26, 2023

As mudanças associadas ao envelhecimento

São muitas as mudanças físicas e psicológicas que vão acompanhando o envelhecimento. Algumas dessas mudanças podem afetar a audição e a qualidade de vida no geral.

A música surge, assim, como elemento terapêutico, capaz de oferecer inúmeros benefícios para a vida dos mais idosos.

Saiba mais sobre, como cuidar da sua audição Saber mais

Musicoterapia: o que é?

A musicoterapia é uma forma de tratamento que utiliza a música e os sons como ferramenta educacional, reabilitadora e terapêutica.

A experiência musical tem manifestado um impacto benéfico nas funções cognitivas, nas habilidades motoras, no desenvolvimento emocional e tem sido aplicada na medicina oncológica, paliativa, geriátrica mas também na área da psiquiatria.

Os musicoterapeutas trabalham numa ampla variedade de contextos, incluindo hospitais, instalações de reabilitação, centros de tratamento ou reabilitação, creches, instituições e centros de saúde, lares, escolas e clínicas privadas.

Tem dificuldades auditivas? Quer experimentar aparelhos auditivos? Marcar Consulta Grátis

Porque é que a música é importante para os mais idosos?

Musicoterapia é para todos, não só para os mais idosos. Os benefícios das atividades de musicoterapia podem ser particularmente interessantes para:

  • Crianças e jovens com problemas de desenvolvimento e/ou aprendizagem. Fortalece as habilidades motoras e ajuda a comunicar de forma mais eficaz.
  • Adultos. Para controle do stress e o tratamento de certas patologias físicas e mentais.
  • Mais idosos. Promove o bem-estar físico e mental e ajudam a enfrentar as mudanças (físicas e psicológicas) que decorrem da idade, nomeadamente, a perda auditiva.

Como é feita uma sessão de musicoterapia?

O conteúdo de uma sessão de musicoterapia para idosos, e não só, varia de acordo com as necessidades da pessoa ou do grupo. O musicoterapeuta utiliza a improvisação sonoro-musical, audição recetiva sonoro-musical, a escrita de canções, a prática musical e a aprendizagem progressiva através da música.

Estas são algumas atividades que podem ser realizadas numa sessão de musicoterapia:

  • Ouvir música.
  • Tocar um instrumento.
  • Fazer exercícios de vocais e de respiração.
  • Ouvir sons com diferentes frequências.
  • Partilha de sentimentos perante audição de uma música.
Tem dificuldades em ouvir algum tipo de instrumento musical?

Benefícios da musicoterapia

A musicoterapia é usada para aliviar o desconforto físico, o stress, melhora a respiração, o débito cardíaco, a frequência cardíaca e a tensão muscular, mas também para treinar e melhorar a capacidade auditiva.

Eis alguns dos benefícios da musicoterapia para idosos, e não só, no campo da audição:

Ao nível Cerebral

Para ouvir e tentar entender, quem tenha uma perda auditiva, mesmo que ligeira, tem de se concentrar e esforçar mais para perceber o que lhe estão a dizer. Este esforço redobrado, com o passar do tempo, tendencialmente, dá origem a processos de fadiga mental e cerebral.

A música, enquanto estimulador auditivo, permite manter ativas as áreas do cérebro que ajudam a atenuar os efeitos da perda de audição e ajudam a conservar, e por vezes até mesmo melhorar, a audição que a pessoa tenha.

Ao nível da Comunicação

Com a ajuda da musicoterapia, os mais idosos podem também melhorar o ritmo, entoação e, de um modo geral, a forma como articulam as palavras e as frases quando se comunicam com os outros.

Ao nível da Qualidade de Vida

A musicoterapia traz outros benefícios para os mais idosos, como é o caso da redução do stress, a estimulação da criatividade, melhoria a nível da locomoção e do equilíbrio e diminui os sintomas de depressão e solidão, entre outros.

A musicoterapia também é utilizada no tratamento do zumbido, acufenos ou tinnitus. Esta é uma metodologia que ajuda as pessoas a concentrarem-se menos no zumbido e a concentrarem mais nos sons que desejam ouvir e que lhes são mais úteis e/ou agradáveis.

Audiologista num centro auditivo

Ficou com dúvidas? Fale connosco!

Marque uma consulta gratuita num dos nossos centros auditivos. Os nossos audiologistas respondem-lhe a qualquer dúvida que tenha sobre os benefícios da musicoterapia, as nossas soluções auditivas ou outros temas do mundo da audição.

Anterior
Próximo

Notícias & Blog

Fique a par das últimas notícias sobre o mundo da audição.
Saiba mais

Descubra como está a sua audição

Marque uma consulta auditiva gratuita

Agendar agora

Faça um teste auditivo online

Iniciar teste

Encontre o centro auditivo mais próximo

Procurar centro
Store non trovato

A Minisom está perto de si! Descubra mais 100 centros Minisom em Portugal

Venha a um centro Minisom e verifique sua audição gratuitamente e sem compromisso.