Chegámos a Gondomar! Visite-nos e faça a sua Consulta Auditiva Gratuita. Agendar Aqui

Os diabéticos e a perda auditiva

Nov, 17, 2018

Um estudo da National Institutes of Health (NIH) investigou dois grupos de pessoas, um composto por indivíduos com diabetes e um outro com indivíduos saudáveis. Os pesquisadores descobriram uma perda auditiva maior em 21% dos adultos com diabetes, contra 9% dos adultos saudáveis que demonstraram perda auditiva. Os níveis de perda auditiva mais grave foram registados em mulheres que não controlavam corretamente os seus níveis de diabetes.

Os investigadores acreditam que a diabetes influencia negativamente a qualidade auditiva devido, essencialmente, a três fatores distintos:

  • Os elevados níveis de glucose no sangue causam alterações químicas nos vasos sanguíneos e nervos do ouvido interno, afetando a capacidade de transmissão do som;
  • A sensibilidade a determinados materiais utilizados na produção de aparelhos auditivos é alterada pela diabetes, levando ao desenvolvimento de infeções no canal auditivo;
  • A diabetes provoca o estreitamento das paredes da cóclea e a perda de células capilares no ouvido interno, essenciais para a audição e equilíbrio.
Direção-Geral da Saúde
Diabetes é diagnosticada diariamente a 200 pessoas

De acordo com o relatório nacional da Direção-Geral da Saúde, a diabetes mata entre 10 a 12 portugueses por dia. A doença é diagnosticada diariamente a 200 pessoas e cerca de 500 acabam por ser internadas nos hospitais portugueses.

A prevalência estimada da diabetes na população portuguesa com idades compreendidas entre os 20 e os 79 anos (7,7 milhões de indivíduos) é de 13,3%. Ou seja, mais de um milhão de portugueses.

A este número somam-se mais de dois milhões de pessoas com pré-diabetes que é como um alerta para o risco de desenvolver diabetes. Para quem sofre desta doença, os rastreios periódicos à visão, insuficiência renal e cuidados com os pés já são uma rotina.

Audiologista no consultório com dois clientes, um homem e uma mulher.

Rastreio Auditivo

Investigações têm revelado que também é importante para o diabético fazer rastreios auditivos periódicos, para avaliar a qualidade da sua audição.

Marcar grátis
Anterior
Próximo

Notícias & Blog

Fique a par das últimas notícias sobre o mundo da audição.
Saiba mais

Descubra como está a sua audição

Marque uma consulta auditiva gratuita

Agendar agora

Faça um teste auditivo online

Iniciar teste

Encontre o centro auditivo mais próximo

Procurar centro
Store non trovato

A Minisom está perto de si! Descubra mais 100 centros Minisom em Portugal

Venha a um centro Minisom e verifique sua audição gratuitamente e sem compromisso.