
O dia 15 de maio, que marca o 14º ano em que é celebrado o Dia Global da Consciencialização para a Acessibilidade, é uma oportunidade para refletir sobre a inclusão digital e a acessibilidade para pessoas com incapacidades ou condições, especialmente aquelas com perda auditiva.
A Fundação GAAD promove a acessibilidade digital, que, quando está em falta, pode agravar os desafios da perda auditiva num mundo que é cada mais digital e tecnológico.
A perda auditiva pode impactar significativamente a interação com o mundo digital. Pessoas com dificuldades auditivas frequentemente enfrentam desafios ao consumir conteúdos multimédia, como vídeos e podcasts, que podem não ter legendas ou transcrições adequadas.
Além disso, a comunicação em plataformas digitais, como videoconferências, pode ser dificultada pela falta de recursos de acessibilidade, como amplificação de som ou suporte para leitura labial.
A falta de acessibilidade digital pode levar ao isolamento social e à exclusão digital, agravando os desafios já enfrentados por quem tem perda auditiva.
A Audição pode deteriorar-se e não termos perceção da perda auditiva em tempo real. Por isso, é extremamente importante realizar avaliações auditivas com regularidade.
Saiba qual o centro auditivo Minisom mais próximo de si e cuide da sua Audição.
Hoje em dia, são muitas as organizações que adotam políticas de diversidade e inclusão, que advêm de uma maior responsabilidade ética e importância de criar ambiente acessíveis e inclusivos.
Na prática, estas políticas manifestam-se através da formação das equipas para interagir e facilitar a comunicação com pessoas com perda auditiva, a adoção de tecnologias inclusivas e comunicação clara nos canais disponibilizados.
A tecnologia tem evoluído constantemente para mitigar os problemas de acessibilidade, com o desenvolvimento de aparelhos auditivos que se conectam a dispositivos digitais, por exemplo, a através da App Amplifon, oferecendo uma experiência auditiva ainda mais completa.
Além disso, a inclusão de legendas automáticas e transcrições em tempo real, em plataformas de comunicação digital, tem sido um passo importante para melhorar a acessibilidade.
Essas e outras soluções são promovidas neste dia para que os desenvolvimentos tecnológicos do futuro possam garantir que pessoas com perda auditiva conseguem ativamente utilizar a tecnologia a seu favor e para o seu maior conforto, promovendo a inclusão e a igualdade de acesso.