Chegámos a Gondomar! Visite-nos e faça a sua Consulta Auditiva Gratuita. Agendar Aqui

O que é a reabilitação auditiva e qual o processo?

É possível reabilitar a audição de quem ouve mal, por forma a melhorar a sua qualidade de vida.
Dec, 12, 2022

O que é a reabilitação auditiva?

Chama-se reabilitação auditiva ao processo através do qual se minimizam as dificuldades auditivas e as consequentes limitações de uma pessoa. O principal objetivo da reabilitação auditiva é, pois, tornar a fala e todos os sons mais audíveis e assim procurar reduzir ao máximo as barreiras comunicacionais que uma pessoa com diminuição auditiva enfrenta no seu dia a dia. 

Um processo de reabilitação auditiva bem-sucedido, além de devolver o som à vida da pessoa, evita, muitas vezes, o isolamento e a depressão e contribui de forma decisiva para o aumento da qualidade de vida da pessoa com diminuição auditiva.

Dependendo do tipo de diminuição auditiva e da sua origem, podem ser utilizados diversos dispositivos médicos, que captam o som ambiente e processam-no com o objetivo de estimular a via auditiva.

Quer saber se o/a conseguimos ajudar a ouvir melhor? Marcar Consulta Grátis
Cada pessoa é diferente, por isso, as nossas soluções auditivas também o são.

Podemos dividir estes dispositivos médicos em três grupos principais – as próteses auditivas ou aparelhos auditivos, os implantes osteointegrados e os implantes cocleares, estes dois últimos colocados por via cirúrgica.

Na Minisom sabemos que cada pessoa é diferente, por isso, as nossas soluções auditivas também o são. Quase invisíveis, a pilhas ou recarregáveis e com várias cores, conheça os nossos modelos de aparelhos auditivos dos tipos dentro do ouvido (ITE), com recetor no canal auditivo (RIC), atrás da orelha (BTE) e aparelhos auditivos para tratamento de Tinnitus.

Etapas da Reabilitação Auditiva

A audição é um sentido precioso, permite-nos comunicar, compreender e explorar o mundo. Graças a ela podemos partilhar as nossas emoções com a família e os amigos. Mas também é um sentido frágil, que pode ser danificado facilmente.

Cuidar da audição é essencial para prevenir uma perda auditiva e a melhor forma de a manter perfeita é adotar um estilo de vida saudável e avaliá-la periodicamente junto de profissionais qualificados, como os audiologistas da Minisom.

As 4 etapas da reabilitação auditiva

Mas, quando a perda de audição já é uma realidade, um processo de reabilitação poderá devolver todo o som perdido e aumentar a qualidade de vida da pessoa afetada. Nestas circunstâncias, e depois de decidir pedir ajuda, estes são os passos a dar…

1. Consulta inicial de diagnóstico

audiologista com cliente num centro auditivo

A avaliação auditiva que realizamos na Minisom é composta por uma série de testes que avaliam a capacidade de captar a fala e os sons em diversos tipos de ambientes. É gratuita e pode ser realizada em todos os centros auditivos Minisom em Portugal.

Durante cerca de 30 minutos, o nosso audiologista irá avaliar a sua audição e posteriormente mostrar e explicar-lhe os resultados obtidos. Aproveite a ocasião para esclarecer dúvidas e obter conselhos sobre como cuidar e proteger a sua audição. 

2. Escolha e experimentação de solução auditiva

aparelhos auditivos minisom numa mesa

Se os resultados dos testes revelarem que tem uma diminuição auditiva relevante, a Minisom apresentará algumas soluções auditivas que lhe poderão devolver a audição perdida. Em função do grau e do tipo de perda, os nossos audiologistas irão apresentar-lhe a solução auditiva mais adequada para que possa tomar uma decisão informada. 

Encontrar os aparelhos auditivos certos para cada pessoa pode não ser uma tarefa fácil. Por essa razão, a Minisom permite que os seus clientes experimentem uma solução auditiva de entre a sua extensa gama de equipamentos de alta tecnologia. Durante 30 dias, poderá usar os aparelhos auditivos recomendados em sua casa, nos ambientes e atividades do dia-a-dia. Esta experimentação é gratuita e sem compromisso e será acompanhada por um dos nossos audiologistas para que a sua experiência seja perfeita.

3. Período de adaptação e ajuste

senhora a colocar aparelho auditivo na orelha

Com a utilização regular dos seus novos aparelhos auditivos, passará a percecionar sons e detalhes sonoros que já não ouvia há muito tempo. Nestas circunstâncias, o seu cérebro vai precisa de um período para se habituar a eles novamente. Esta é pois a razão principal pela qual uma reabilitação auditiva requer um período de adaptação e os ajustes progressivos dos aparelhos auditivos.

Assim, durante os primeiros dias de experimentação dos aparelhos auditivos, o nosso audiologista irá receber o cliente em intervalos regulares por forma a implementar progressivamente os ajustes e as configurações necessárias. Desta forma, asseguramos que a sua nova solução auditiva estará perfeitamente ajustada às suas necessidades auditivas após o fim dos 30 dias da experimentação inicial gratuita.

4. Apoiamo-lo durante todo o processo

audilogista com clientes no centro auditivo

Sabemos que parte do sucesso de uma solução auditiva está intimamente ligada à sua personalização e ao ajuste permanente. Por essa razão, todos os clientes da Minisom beneficiam da atenta monitorização e assistência dos nossos audiologistas. A qualquer momento, os nossos profissionais estão disponíveis para verificar o desempenho dos seus aparelhos auditivos e implementar os ajustes e as configurações que sejam necessárias para que usufrua de uma audição mais confortável e de qualidade.

Ser cliente Minisom é muito mais do que imagina! É ser recebido por audiologistas credenciados. É poder escolher entre os aparelhos auditivos mais recentes. É adquirir uma Solução Auditiva que, além dos aparelhos auditivos, também inclui GRÁTIS:

  • Consultas de adaptação e acompanhamento
  • Kits de limpeza e manutenção para os aparelhos auditivos
  • Revisões regulares aos aparelhos auditivos
  • E ainda até 4 anos de garantia

 

Na Minisom oferecemos uma verdadeira Solução Auditiva e não apenas os aparelhos auditivos. Damos-lhe todo um apoio contínuo para que se adapte a um novo mundo dos sons, sem ter de pagar as consultas!

Será que a sua audição é reabilitável? Nós respondemos.
homem e mulher com tablet na mão

Marque aqui a sua consulta para ser acompanhado por um dos nossos especialistas

Marque a sua consulta de Avaliação Auditiva completa e Gratuita. E, se precisar de aparelhos auditivos, usufrua de uma experimentação sem compromisso por 30 dias. Na Minisom é simples, fácil e gratuito.

Marcar Consulta Grátis
Anterior
Próximo

Notícias & Blog

Fique a par das últimas notícias sobre o mundo da audição.
Saiba mais

Descubra como está a sua audição

Marque uma consulta auditiva gratuita

Agendar agora

Faça um teste auditivo online

Iniciar teste

Encontre o centro auditivo mais próximo

Procurar centro
Store non trovato

A Minisom está perto de si! Descubra mais 100 centros Minisom em Portugal

Venha a um centro Minisom e verifique sua audição gratuitamente e sem compromisso.