Chegámos ao Cacém! Visite-nos e faça o seu Rastreio Auditivo Gratuito. Agendar Rastreio Auditivo

Perda Auditiva no Local de Trabalho

Entenda como o local de trabalho pode ter um grande impacto na audição
Jan, 18, 2024

Profissionais em risco devido a sons altos

Quando a audição é afetada, a saúde, a confiança e o bem-estar ficam comprometidos. Existindo vários fatores que condicionam a saúde auditiva, como o envelhecimento ou uma doença, há outros que são externos, como é o caso do local de trabalho.

Trabalhar diariamente em locais onde existe muito ruído pode, a médio ou longo prazo, causar perda auditiva.  Conheça alguns contextos de trabalho onde a exposição ao ruído é mais comum e cuidados a ter.

Há ruído constante no seu local de trabalho?

A melhor forma de perceber se a sua saúde auditiva está no nível desejado é através de uma consulta junto de audiologistas que possuem todo o conhecimento sobre o tema.

Protege a sua audição com protetores auditvos?

Marcar Consulta Gratuita
Engenheira no armazém de uma fábrica

Impacto da exposição a ruídos e agentes ambientais na perda auditiva no trabalho

Ambientes de trabalho com muito ruido afetam a audição dos trabalhadores, mas outros fatores, como solventes, vibrações e calor também podem contribuir para este impacto.

O risco de perda auditiva aumenta quando esses agentes são combinados com o ruído, e a gravidade depende de fatores como frequência, volume e duração da exposição.

  • Sintomas e diagnóstico da perda auditiva no trabalho: a perda auditiva ocupacional, resultante de lesões nas células ciliadas do órgão de Corti, manifesta-se através de vários sintomas: zumbido, dificuldades de comunicação, intolerância a sons intensos, irritabilidade, isolamento social e dores de cabeça. Também o nervosismo, insónia, problemas gastrointestinais, pressão alta, alterações na visão e arritmias são comuns.
  • Profissões de Risco e Tipos de Ruídos que causam Perda Auditiva: profissões como metalúrgicos, músicos, agricultores e pilotos de avião estão constantemente expostos a altos níveis de ruído. Ferramentas pneumáticas, de impacto e ambientes de trabalho consistentemente ruidosos, como construções e bases militares, também representam riscos significativos de perda auditiva.
  • Prevenção da Perda Auditiva: a prevenção inicia-se com a identificação e avaliação quantitativa do risco. Especialistas propõem medidas como isolamento da fonte de ruído, instalação de materiais de isolamento acústico, redução do período de exposição, treino dos colaboradores e uso de Protetores Auditivos. O acompanhamento periódico através de audiometrias é crucial para detectar precocemente qualquer perda auditiva.
mulher com aparelho auditivo no parque

Há quanto tempo não faz realiza um rastreio auditivo?

Agende a sua consulta gratuita no centro auditivo mais próximo. O melhor para a sua saúde auditiva.

Anterior
Próximo

Notícias & Blog

Fique a par das últimas notícias sobre o mundo da audição.
Saiba mais

Descubra como está a sua audição

Marque uma consulta auditiva gratuita

Agendar agora

Faça um teste auditivo online

Iniciar teste

Encontre o centro auditivo mais próximo

Procurar centro
Store non trovato

A Minisom está perto de si! Descubra mais 100 centros Minisom em Portugal

Venha a um centro Minisom e verifique sua audição gratuitamente e sem compromisso.