Skip to main content

Acufenos ou zumbido nos ouvidos

O zumbido no ouvido, também designado “apito nos ouvidos”, tinnitus ou acufenos, é uma sensação auditiva que, embora não provenha de nenhuma fonte sonora externa, é perfeitamente percebida e identificada pelo nosso cérebro. Esta perceção auditiva “fantasma”, só audível por quem padece de tinnitus, e na maioria dos casos constante, tem um enorme impacto no quotidiano dessas pessoas e afeta a concentração, causa ansiedade, stress e perturbações do sono, podendo mesmo provocar o isolamento ou mesmo uma depressão.


Como surgem os acufenos ou zumbidos nos ouvidos?

Os acufenos são provocados pela tentativa do nosso sistema cerebral compensar a falta de estímulo que o ouvido interno ou cóclea (o órgão sensorial que transforma as vibrações acústicas em estímulos nervosos), por alguma razão, não lhe está a transmitir corretamente.

Na maioria dos casos, o zumbido nos ouvidos é um sintoma que associado à perda auditiva, que atualmente atinge milhares de pessoas em todo o mundo. Contudo, algumas das pessoas que sofrem de tinnitus não têm qualquer perda de audição. Isso significa assim que existem outras causas para os acufenos.


Causas do zumbido no ouvido

Para além da perda auditiva e do envelhecimento natural do nosso organismo, as possíveis causas do “apito nos ouvidos”, tinnitus ou acufenos (seja ele constante ou intermitente) são muito variadas.

LER MAIS


Tratamento do zumbido no ouvido

O tratamento para o zumbido no ouvido dependerá sempre da sua causa e o sucesso será ditado pela resposta de cada organismo ao tratamento prescrito. Felizmente, hoje há várias formas de resolver o tinnitus, que vão desde a simples remoção de um tampão de cera até soluções mais completas que aliviam ou mesmo anulam os acufenos ou “apito nos ouvidos”.

LER MAIS


Necessita de saber mais sobre outros temas relacionados com o sistema auditivo?  

Saiba que os nossos audiologistas podem ajudar. Agende a sua consulta gratuita ou ligue para o número grátis 800 100 210.

MARCAR CONSULTA AGORA

Sliding banner form

Ao enviar os meus dados estou a consentir no tratamento dos meus dados pessoais de acordo com a Política de Privacidade