Chegámos a Gondomar! Visite-nos e faça a sua Consulta Auditiva Gratuita. Agendar Aqui

Aparelhos auditivos e alergias

Usados corretamente, os aparelhos auditivos não devem causar problemas!
Sep, 28, 2023

Os aparelhos auditivos podem causar infeções e alergias?

Um aparelho auditivo é um corpo estranho que fica em contato com a zona da orelha, o que pode causar problemas como infeções de ouvido e, às vezes, até otomicoses (infecções fúngicas não invasivas do ouvido externo). Se tem a pele muito sensível ou sofre de alergias deve informar o nosso audiologista ao comprar um aparelho auditivo.

Os aparelhos auditivos da Minisom são fabricados com materiais cuidadosamente testados e certificados para minimizar o risco de reações alérgicas para todas as pessoas.

Os aparelhos da Minisom são testados e certificados por forma a minimizar o risco de reação alérgica.

Fabricados de forma a evitar reações alérgicas

Os aparelhos auditivos da Minisom são o resultado de anos de investigação pelo que os materiais que são utilizados na sua fabricação são cuidadosamente selecionados, testados e certificados por forma a minimizar o risco de reação alérgica.

As alergias causadas pela utilização e aparelhos auditivos são muito raras mas podem, contudo, ocorrer em circunstâncias excecionais. Por exemplo, em pessoas com uma pele altamente sensível ou com outras patologias associadas.

Quer experimentar os nossos aparelhos auditivos mais avançados? Agende aqui é Grátis

Perda de audição após uma infeção no ouvido

Uma infeção no ouvido pode ser muito dolorosa e costuma ser acompanhada de febre, náuseas e vômitos. Além disso, o acúmulo de líquido e muco causado pela infeção pode bloquear a passagem do som, desencadeando uma perda auditiva. Nestas circunstâncias é aconselhável não limpar os ouvidos com cotonetes ou outros objetos que possam causar pequenos traumas ou feridas.

Caso surja uma alergia no ouvido, certifique-se que o mantém seco e limpo, remova cuidadosamente o líquido ou cera que surja e não utilize brincos, piercings ou aparelhos auditivos.

Descubra a nossa gama de produtos para desinfeção e limpeza de aparelhos. Ver aqui

Utilização de aparelho auditivo com uma infeção

Se tiver uma infeção, rinite alérgica complicada ou outra alergia no ouvido, o melhor é não usar o aparelho auditivo enquanto estas patologias se manifestarem. Se o ouvido estiver inchado e mais sensível, o aparelho auditivo pode provocar mais dor.

Além disso, como toda a zona do ouvido estará inchada, o aparelho auditivo pode não permitir uma ventilação adequada enquanto a infeção estiver a ser tratada. Colocar e retirar o aparelho auditivo pode introduzir novas bactérias no ouvido ou causar mais lesões.

Como posso prevenir as infeções nos ouvido?

Para prevenir infeções é fundamental ficar atento à higiene dos ouvidos e dos aparelhos auditivos. Em particular, as pessoas propensas a infeções de ouvido precisam de dar mais atenção aos seus aparelhos auditivos, pois, se não forem limpos adequadamente, podem reter a humidade no ouvido ou transportar bactérias causadoras de outras infeções.

Para evitar essas situações, basta seguir algumas regras básicas como, por exemplo, retirar os aparelhos auditivos à noite para que os ouvidos possam arejar e secar convenientemente.

Os aparelhos auditivos devem depois ser completamente limpos, utilizando um produto especial para eliminar vírus e bactérias.

O que devo fazer se tiver reações alérgicas?

A alergia a aparelhos auditivos é muito rara, mas pode ocorrer em circunstâncias específicas. Em caso de reação alérgica, não deve usar os aparelhos. Nestas circunstâncias é aconselhável consultar um audiologista para obter um aconselhamento mais adequado.

Gotas, cremes ou medicamentos tomados por via oral podem ser necessários mas, nestes casos, é necessário marcar uma consulta num médico especialista.

Dermatite no ouvido

A dermatite de contato é um tipo de reação alérgica que pode afetar o ouvido se este entrar em contato com determinados materiais, como o níquel presente nos brincos, o plástico dos auriculares ou mesmo alguns produtos químicos presentes em cremes de beleza.

Para tratar uma dermatite é necessário identificar e eliminar os agentes causadores da alergia. Além disso, o médico pode decidir prescrever um creme com corticoides com o objetivo de reduzir possíveis inchaços e comichões.

Critérios para a escolha de um aparelho auditivo

Os aparelhos auditivos Minisom são testados e certificados por forma a minimizar reações alérgicas, mas pessoas com historial de alergias no ouvido devem prestar mais atenção. 

Os nossos audiologistas podem aconselhar a melhor solução para si.

Marcar Consulta Grátis
audiologista com senhora num centro auditivo a ver aparelhos auditivos e app
Anterior
Próximo

Notícias & Blog

Fique a par das últimas notícias sobre o mundo da audição.
Saiba mais

Descubra como está a sua audição

Marque uma consulta auditiva gratuita

Agendar agora

Faça um teste auditivo online

Iniciar teste

Encontre o centro auditivo mais próximo

Procurar centro
Store non trovato

A Minisom está perto de si! Descubra mais 100 centros Minisom em Portugal

Venha a um centro Minisom e verifique sua audição gratuitamente e sem compromisso.