Aparelho auditivo vs implante coclear

Conheça as diferenças entre um aparelho auditivo e um implante coclear.
May, 25, 2022

Qual a melhor solução auditiva?

Quer os aparelhos auditivos como os implantes cocleares têm a extraordinária capacidade de transformar a vida daqueles que os usam, ao solucionarem os diferentes problemas que afetam a audição das pessoas. Mais, os benefícios destes incríveis equipamentos tecnológicos vão muito além da simples emissão de sons mais nítidos, claros e na exata intensidade necessária a cada pessoa!

Os aparelhos auditivos e os implantes cocleares também desempenham um papel importante em termos da melhoria da saúde mental dos seus utilizadores, ao contribuírem para a eliminação do isolamento social (normalmente decorrente da diminuição auditiva) e ao incutirem uma maior confiança no seu dia a dia, para que vivam a vida ao máximo.

Contudo, como acontece com muitas outras soluções e dispositivos médicos, quer os aparelhos auditivos como os implantes cocleares têm sempre de se adaptar aos diferentes problemas e doenças dos ouvidos, mas também às preferências de cada pessoa. Embora existam semelhanças entre aparelhos auditivos e implantes cocleares, eles podem na realidade ser mais diferentes do que se possa pensar!

Particularidades e vantagens do aparelho

Os aparelhos auditivos processam e melhoram muito os sons para os tornar audíveis às pessoas com perda auditiva, mas eles não atuam diretamente sobre o sistema nervoso. São colocados no canal auditivo ou atrás da orelha e são adequados para qualquer pessoa que não sofra de perda auditiva severa e que não tenha o ouvido interno ou a cóclea com danos.

Um aparelho auditivo é um dispositivo não invasivo que não requer qualquer tipo de intervenção cirúrgica. É inserido no ouvido ou atrás da orelha, pode ser removido quando necessário e possibilitam uma audição mais nítida e clara, ao mesmo tempo que reduzem o ruído de fundo, destacando assim os sons mais relevantes e importantes a cada momento.

Existem vários tipos de aparelhos auditivos, que se diferenciam em função das suas características e tecnologia, tamanho e posicionamento. Os aparelhos auditivos são mais adequados para pessoas com graus de perda auditiva ligeira a severa, normalmente provocadas por doença, lesão ou envelhecimento.

Particularidade e vantagens do implante

Um implante coclear é um dispositivo médico eletrónico implantado através de uma cirurgia que tem como objetivo ajudar na reabilitação de pessoas com perda auditiva severa ou profunda, para quem os aparelhos auditivos já não são uma solução.

O implante coclear possui uma parte externa e outra interna. A componente externa, que é colocada na zona atrás da orelha, é constituída por um microfone, um transmissor e um microprocessador. A parte interna possui um recetor, que é colocado por baixo da pele, e uma série de elétrodos que são inseridos cirurgicamente na cóclea para estimular o nervo auditivo e assim se alcancar uma perceção mais ampla dos sons.

O componente externo capta o som e transforma-o em forma de impulsos elétricos, que passam diretamente para o componente implantado na cóclea. Estes sinais são então enviados para o cérebro, onde são descodificados e interpretados como sons.

Quem deve usar aparelhos auditivos?

Os aparelhos auditivos são a primeira opção para resolver uma diminuição auditiva. Caso tenha uma perda auditiva, o procedimento correto será marcar uma consulta no otorrinolaringologista ou num audiologista para que as suas necessidades auditivas sejam corretamente diagnosticadas e, por conseguinte, seja definido um plano de reabilitação auditiva para que possa voltar a ouvir tudo novamente e assim viver a sua vida de forma autónoma e plena de som.

Se está preocupado com a sua perda de audição, o primeiro passo é marcar uma avaliação auditiva gratuita num dos centros auditivos Minisom.

Oiça e perceba tudo! Experimente Grátis aparelhos auditivos. Marcar Consulta

Quem deve usar implantes cocleares?

Os implantes cocleares são uma opção adequada para pessoas com surdez profunda de todas as idades ou com problemas auditivos severos. Podem igualmente ser particularmente benéficos para as crianças nascidas sem capacidade auditiva, uma vez que o uso precoce de implantes cocleares pode ajudá-las a aprender a falar.

Este dispositivo também pode ser também uma boa solução para todos aqueles em quem os aparelhos auditivos deixaram de ser uma opção viável, dependendo do grau de perda auditiva do indivíduo. São geralmente recomendados para:

  • Adultos com graves perdas auditivas bilaterais.
  • Adultos com má compreensão verbal.
  • Pacientes com uma perda auditiva progressiva que tenha sido estabilizada.
  • Crianças com perda auditiva profunda, congénita ou adquirida.

Implantes coclear: perguntas frequentes

Que tipos de implantes auditivos existem?

Existem vários tipos de implantes auditivos, que são selecionados em função dos diferentes tipos de perda auditiva. Os implantes mais comuns são:

  • Dispositivos de condução óssea, que convertem sons em vibrações que depois são enviadas para o ouvido interno, passando pelo ouvido externo e médio;
  • Implantes do ouvido médio, que captam os sons e os convertem em vibrações, posteriormente enviadas para o ouvido médio e para o ouvido interno;
  • Implantes auditivos de tronco cerebral, que convertem sons em sinais que são enviados para o cérebro, passando pelo nervo auditivo.

Quanto tempo dura um implante coclear?

Teoricamente, para toda a vida: o implante é produzido com material que não está sujeito a desgaste. No entanto, os pacientes podem substituir o processador externo de 5 em 5 anos.

A cirurgia do implante coclear é dolorosa?

A cirurgia do implante coclear é considerada uma cirurgia de rotina para qualquer cirurgião especializado em otorrinolaringologia. Como todas as cirurgias, não é isenta de risco, mas é um procedimento simples que requer apenas uma pequena incisão de 4 a 5 cm atrás da orelha.

Quanto tempo demora a recuperação da cirurgia?

Geralmente o procedimento é realizado sob anestesia geral e dura cerca de 2-3 horas. Como esta cirurgia é classificada como um procedimento padrão, requer uma fase de recuperação muito curta: os pacientes podem ter alta 2 a 3 dias após a cirurgia.

Quanto tempo demora todo o processo?

O período de alta varia de paciente para paciente e será decidido pelo cirurgião. Algumas semanas após a cirurgia, o audiologista ativa o implante coclear ligando o processador externo ao componente interno. Nesse primeiro dia o paciente consegue ouvir, mas só após algumas sessões de programação conseguirá obter sons com mais clareza.

Aos poucos, o cérebro adapta-se ao tipo de estímulo elétrico que o implante fornece, melhorando a qualidade da perceção auditiva do utilizador.

Quais os passos a dar para colocar um implante?

A primeira etapa do processo é a realização de avaliação médica para confirmar se o paciente reúne as condições necessárias para a colocação do implante coclear. Os testes principais a serem realizados são:

  • Testes auditivos, tais como audiometria tonal e vocal;
  • Avaliação do desempenho de aparelhos auditivos para quem já usa um aparelho auditivo;
  • Uma tomografia computorizada (TAC) e/ou uma ressonância magnética;
  • Exames tradicionais para cirurgias realizadas sob anestesia geral.

Posso voar ou nadar com um implante?

A maioria dos desportos aquáticos são seguros, desde que o processador externo seja retirado. No entanto, não é recomendado mergulhar a profundidades superiores a 20m. No que diz respeito a voar, pode viajar de avião, mas é melhor evitá-lo em caso de obstrução nasal forte (constipação, sinusite, etc.).
Audiologista e cliente a fazer teste auditivo
Avaliação Auditiva gratuita

A audição é um sentido precioso que deve cuidar bem. Se desconfia que tem perda auditiva, saiba que os audiologistas da Minisom possuem equipamentos de última geração capazes de avaliar com precisão o estado da sua saúde auditiva.

Marcar Consulta
Anterior
Próximo

Notícias & Blog

Fique a par das últimas notícias sobre o mundo da audição.
Saiba mais

Descubra como está a sua audição

Marque uma consulta auditiva gratuita

Agendar agora

Faça um teste auditivo online

Iniciar teste

Encontre o centro auditivo mais próximo

Procurar centro