Chegámos a Vale de Cambra! Faça a sua Consulta Auditiva Gratuita. Agendar Aqui

Como aconselhar a pedir ajuda auditiva

Abordar a perda auditiva junto de familiares ou amigos

Ajudar um membro da família ou alguém próximo de nós a lidar melhor com a sua dificuldade auditiva pode ser um desafio!

Chamar à razão a pessoa

As relações com os nossos entes queridos e as pessoas ao nosso redor dependem em grande medida das capacidades comunicativas como também do bom funcionamento do sistema auditivo.

Assim, e se já detetou num amigo ou familiar alguns dos sintomas da perda auditiva, saiba que o pode ajudar. Em primeiro lugar, partilhando abertamente a sua opinião. Saiba que, se progressiva, a perda auditiva poderá mesmo não ser percecionada pela própria pessoa que, ao longo do tempo, se foi “adaptando” à sua situação, sem que disso tivesse tomado consciência.

Deve então iniciar um diálogo com o seu amigo ou familiar sobre a possibilidade deste estar com uma perda de audição, aconselhando-o a realizar um exame auditivo, que na Minisom é Grátis. Se precisar de ajuda entre em contato connosco. Os audiologistas da Minisom são profissionais experientes e poderão aconselhá-lo sobre como abordar o assunto e apoiar o seu familiar ou amigo na realização de uma avaliação auditiva completa e personalizada num dos nossos centros auditivos.

A Consulta e Exames Auditivos são gratuitos na Minisom. Marcar Aqui

Consciencializar o familiar ou amigo

Apesar das grandes e evidentes vantagens de utilizar aparelhos auditivos para combater uma perda de audição, muitas pessoas continuam a sentir vergonha de os utilizar.

Ajudar um membro da família ou alguém próximo de nós a lidar melhor com a sua dificuldade auditiva pode ser um desafio! Neste caminho, o mais importante é mostrar claramente que existem soluções eficazes que podem melhorar a saúde auditiva. E a utilização de aparelhos auditivos é a recomendação mais adequada numa primeira linha.

Assim, e numa primeira fase, devemos sensibilizar o nosso familiar ou amigo para as mais valias da utilização de aparelhos auditivos no dia a dia e recordar que o seu principal objetivo é proporcionar uma boa audição e aumentar a qualidade de vida do utilizador.

Necessita de falar connosco? Descubra-nos perto de si!

Porquê usar um aparelho auditivo?

O uso de aparelhos auditivos diariamente aumenta a independência e a segurança do utilizador, contribui também para uma vida social mais ativa e para uma melhor qualidade de vida em geral.

Uma vez que o sistema auditivo está intimamente ligado ao cérebro, a boa audição proporcionada pelos aparelhos auditivos também contribui para preservar certas funções cognitivas tais como memória, concentração ou o equilíbrio.

Saiba que os aparelhos auditivos de hoje são muito pequenos, praticamente não se veem, são leves e confortáveis e possuem várias características técnicas que tornam a vida mais fácil, como por exemplo, a ligação direta, através de Bluetooth, a outros equipamentos como o telefone e a televisão.

Para ter uma boa saúde auditiva utilizando aparelhos auditivos, o primeiro passo a dar é aconselhar-se com um profissional de saúde ou os audiologistas credenciados da Minisom. Só eles estão em condições de lhe oferecer o apoio, o aconselhamento, a assistência e os cuidados de reabilitação auditiva que possa estar a necessitar.

Antes e após usar aparelhos auditivos

Hoje os aparelhos auditivos são mais pequenos, confortáveis e eficazes. Em boa verdade, são como microcomputadores digitais que são ajustados para as necessidades específicas de cada pessoa, para proporcionarem uma audição perfeita.

Para algumas pessoas, os primeiros passos com aparelhos auditivos nem sempre são fáceis e é necessário um período inicial de adaptação, até que consigam beneficiar em pleno de todas as suas vantagens no dia a dia.

Mas uma coisa é certa, com aparelhos auditivos o seu familiar ou amigo vai poder continuar a viver ao máximo, a ouvir todos os sons à sua volta e a experienciar todas as conversas, a música preferida e um bom espetáculo ou cinema.

No final fica a certeza de que o caminho da redescoberta do prazer de ouvir tudo novamente é poderoso, transformador e recompensador!

Conheça aqui os testemunhos e as estórias de alguns dos nossos clientes que melhoraram a sua saúde auditiva com a Minisom.

Audiologista a fazer exame a uma mulher

Marcar uma Consulta Auditiva

Ouvir bem tem um grande impacto no bem-estar e na relação com os outros, pelo que todos devem cuidar da Audição como qualquer outra parte do corpo. Se tem um familiar ou amigo com perda auditiva, o primeiro passo a dar é convence-lo a marcar um simples exame, fácil e indolor, em qualquer um dos centros auditivos Minisom.

Descubra como está a sua audição

Marque uma consulta auditiva gratuita

Agendar agora

Faça um teste auditivo online

Iniciar teste

Encontre o centro auditivo mais próximo

Procurar centro
Store non trovato

A Minisom está perto de si! Descubra mais 100 centros Minisom em Portugal

Venha a um centro Minisom e verifique sua audição gratuitamente e sem compromisso.