Chegámos a Gondomar! Visite-nos e faça a sua Consulta Auditiva Gratuita. Agendar Aqui

Aparelhos auditivos CROS e BiCROS

Aparelhos auditivos desenvolvidos para pessoas com perda de audição unilateral.
Nov, 04, 2021

O que é um aparelho auditivo CROS?

Algumas pessoas têm perda de audição unilateral ou hipoacusia unilateral. Quer isto dizer que num dos ouvidos a pessoa tem uma audição normal, enquanto que no outro não ouve praticamente nada ou ouve muito pouco. 

Nestas circunstâncias, a pessoa tem dificuldades em perceber a proveniência dos sons, dificilmente entende uma conversa em ambientes ruidosos e tende a virar o corpo para o lado do ouvido bom, para tentar ouvir e perceber melhor.

Para estes casos a melhor solução são os aparelhos auditivos do tipo Cros e BiCros. Através do seu sistema exclusivo, as pessoas passam a ter uma perceção sonora espacial, melhorando assim a sua audição em qualquer tipo de ambiente.

Qual a diferença entre CROS e BiCROS?

Os aparelhos auditivos do tipo Cross e BiCros são a melhor solução para as pessoas com perda de audição unilateral ou hipoacusia unilateral. Através deste sistema, o som é captado pelo microfone do aparelho do lado do ouvido que não ouve e transmitido no imediato para o ouvido bom. 

Para quem tenha uma perda auditiva completa num dos ouvidos, mas uma audição normal no outro ouvido, o sinal é simplesmente transmitido de um aparelho auditivo para o outro via wireless – a chamada solução Cros. Se, por sua vez, o ouvido bom tiver algum tipo de perda auditiva, na solução BiCros os sinais sonoros, de ambos os lados, são previamente tratados para permitir a melhor audição possível.

...dificilmente entende uma conversa (...) e tende a virar o corpo para o lado do ouvido bom

O aparelho auditivo comum e o CROS

Os aparelhos auditivos usuais trabalham ao nível das necessidades auditivas específicas de cada um dos ouvidos onde são colocados. Mediante os resultados dos testes auditivos e o posterior feedback do utilizador, os aparelhos auditivos são programados para compensar a perda auditiva nas exatas frequências e intensidades sonoras que o utilizador necessita.

Já no sistema Cross ou BiCros o funcionamento é diferente: 

  • No ouvido que não é possivel reabilitar, é colocado um aparelho auditivo para captar o som desse lado e transmiti-lo, via wireless, para o aparelho auditivo colocado no ouvido bom.
  • No ouvido bom um aparelho auditivo recebe e reproduz o sinal sonoro captado do lado que não ouve, para uma audição mais espacial e envolvente.

Senhora numa reunião com telemóvel a usar aparelho auditivo

Quem é elegível para o CROS e o BiCROS

Como vimos, o sistema CROS e BiCROS é adequado para perda de audição unilateral ou hipoacusia unilateral. Ao transmitir o som do ouvido com pouca ou nenhuma audição para o ouvido com melhor audição, recorrendo a tecnologia sem fios, este tipo de aparelhos auditivos melhora consideravelmente a audição do seu utilizador. 

A solução Cros é mais adequada para quem tem um ouvido sem audição e outro com audição normal. Enquanto que a solução BiCros é mais adequada a quem tenha um ouvido sem audição e o outro com uma perda auditiva ligeira.

Alternativas ao CROS e ao BiCROS

Quando os aparelhos auditivos Cross e BiCros já não são capazes de colmatar as necessidades auditivas da pessoa, existem ainda outras alternativas cirúrgicas, como é o caso dos implantes coclear ou osteointegrado

No caso dos implantes auditivos osteointegrados, por exemplo, o som é transmitido diretamente para o ouvido interno, por condução óssea, contornando assim o ouvido externo e médio. Em Portugal, já muitas pessoas beneficiam desta solução e usufruem agora de uma audição mais nítida e sem distorção, graças a este implante confortável e discreto.

Casal passeia

Consulte os nossos audiologistas

Para verificar o estado da sua audição ou para ouvir melhor, aconselhe-se com um profissional de saúde como, por exemplo, com um dos audiologistas da Minisom. Estão devidamente habilitados a oferecer-lhe todo o apoio, aconselhamento, assistência e os cuidados de reabilitação auditiva que possa precisar. 

Os exames e o diagnóstico final são gratuitos e, se necessitar, pode experimentar uma solução auditiva, grátis e sem compromisso, durante 30 dias.

Marcar Consulta Grátis
Anterior
Próximo

Notícias & Blog

Fique a par das últimas notícias sobre o mundo da audição.
Saiba mais

Descubra como está a sua audição

Marque uma consulta auditiva gratuita

Agendar agora

Faça um teste auditivo online

Iniciar teste

Encontre o centro auditivo mais próximo

Procurar centro
Store non trovato

A Minisom está perto de si! Descubra mais 100 centros Minisom em Portugal

Venha a um centro Minisom e verifique sua audição gratuitamente e sem compromisso.