
O sono afeta a audição, na medida em que noites mal dormidas podem afetar negativamente a sua audição. Vários estudos indicam que os distúrbios do sono aumentam o risco de perda auditiva devido à má oxigenação da cóclea.
Para melhorar o descanso e proteger os ouvidos, o uso de protetores auditivos para dormir é uma das soluçoes mais práticas e eficazes para boas noites de descanso.
Dormir bem não serve apenas para descansar o corpo e a mente, mas também pode proteger a audição.
Estudos recentes demonstram que os distúrbios do sono, como a insónia crónica ou a apneia do sono, podem estar associados a uma maior probabilidade de perda auditiva. Isto porque o sono profundo e reparador ajuda a regular processos metabólicos e circulatórios essenciais para a saúde dos ouvidos internos.
Pessoas com distúrbios de sono têm até 30% mais probabilidade de desenvolver perda auditiva precoce. Como acabámos de ver, o sono afeta a audição se as horas de descanso não forem bem aproveitadas.
A Minisom oferece um período de experimentação gratuito, para que possa testar a solução auditiva mais adequada para si.
Investigadores da Johns Hopkins University e de outras instituições concluíram que a privação de sono pode afetar negativamente a circulação sanguínea na cóclea (estrutura sensorial da audição), aumentando, assim, o risco de dano auditivo, especialmente em pessoas já expostas a ruído no trabalho ou no seu dia a dia.
A inflamação e o stress oxidativo são outros fatores que se agravam com noites mal dormidas, e que têm impacto direto na função auditiva.
Sim, dormir mal pode reduzir a oxigenação da cóclea e aumentar o risco de perda auditiva, sobretudo em pessoas expostas a ruído ou com problemas circulatórios.
1. Use protetores auditivos macios e ajustáveis ao canal auditivo
2. Reduza o ruído ao redor, feche janelas e desligue dispositivos barulhentos
3. Mantenha uma rotina regular de sono com 7 a 8 horas por noite.
Papel dos protetores auditivos para dormir:
A utilização de protetores auditivos pode promover um sono mais profundo ao bloquear ruídos, o que indiretamente protege a saúde auditiva e, assim, não se tornar num caso em que o sono afeta a audição.
Para muitas pessoas, o ruído ambiente (trânsito, vizinhos ou o roncar do parceiro) é um dos principais obstáculos a um sono profundo.
Os protetores auditivos para dormir surgem como uma solução eficaz, ao bloquear estímulos sonoros indesejados. Ao serem usados corretamente, podem melhorar significativamente a qualidade do sono e, por consequência, promover uma audição mais saudável.
No entanto, é importante escolher protetores auditivos adequados, de material hipoalergénico e formato confortável, evitando o uso prolongado que possa causar infeções ou pressão nos ouvidos.