
É no verão que os dias se tornam mais longos, mas igualmente mais leves, lentos e onde podemos desfrutar mais do que os dias têm para oferecer. Assim, uma das coisas que maior leveza traz aos dias de verão é o som, especialmente quando vem em forma de música.
Por isso, porque não aproveitar esta estação para ouvir mais, melhor e dar uma oportunidade ao poder da terapia sonora?
Fique a saber como tirar proveito da terapia sonora para o seu bem-estar diário.
Certamente já ouviu alguém próximo dizer "o som do mar relaxa-me", mas sabe qual é a verdadeira razão para este som, assim como o da chuva, ter este poder relaxante e servir, até, como terapia sonora?
Os sons naturais, como, por exemplo, o som das ondas, o restolhar das folhas ou da água a cair suavemente são cada vez mais utilizados em contextos terapêuticos, sobretudo na área da saúde auditiva, como terapia sonora.
Esta prática, amplamente conhecida como terapia sonora, recorre a estímulos sonoros mais suaves e contínuos que redirecionam a atenção prévia para ruídos internos desconfortáveis, como, por exemplo, o tinnitus (também conhecido por zumbido nos ouvidos) para outros sons mais agradáveis. Além de promover o relaxamento, pode também melhorar a concentração e aliviar os sintomas associados à ansiedade espoletada pela perda auditiva.
Profissionais da área utilizam a terapia sonora como complemento a outras terapias, que, juntas, aumentam a qualidade de vida e o bem-estar dos pacientes.
São muitos os sons que já nos passam despercebidos pelo facto de se terem tornado tão habituais no nosso dia a dia. No entanto, muitos destes sons têm um papel fundamental no nosso bem-estar, como é o caso dos sons neutros.
Os sons neutros têm a particularidade de não nos distrair e, ainda assim, criar um pano de fundo sonoro que suaviza o silêncio outrora existente. Este silêncio, sem os tais sons neutros, pode tornar-se insuportável, acentuando problemas como o zumbido.
Estes sons são frequentemente utilizados, não só para facilitar o sono e ajudar a manter os níveis de concentração, mas, também, para atenuar os sintomas ligados a problemas auditivos, como o tinnitus.
O verão é uma estação bastante convidativa a momentos de pausa e de relaxamento, e são vários os sons que podem ser verdadeiros aliados no bem-estar, especialmente através da terapia sonora.
Tal como criamos novos hábitos de sono e até de alimentação, o som também pode ser integrado no nosso a dia a dia de uma forma mais consciente e intencional.
Aqui, se possível, podem enquadrar-se o som dos pássaros, da brisa do vento, em detrimento de sons mais intensos e estridentes.
Ou seja, opta-se por iniciar o dia de uma forma mais leve e tranquila, o que, muitas vezes pode ditar a forma como o resto do dia decorre.
O consumo de ruído branco ou de sons ambiente, como os de uma floresta, da chuva a cair ou da maré, são fortes aliados na concentração e no bloqueio de distrações.
Aqui, poderá usar o mesmo tipo de sons referidos no ponto anterior, ao qual adicionamos, por exemplo, um instrumental mais suave.
Com a ajuda deste sons, o cérebro "desliga" gradualmente e pode ajudar a ter melhores noites de descanso.
No caso de usar aparelhos auditivos com uma função de terapia sonora, poderá configurar com perfils de relaxamento, adaptados ao ambiente em que se encontre.
Criar uma rotina sonora é, por isso, uma forma simples de cuidar da audição e garantir que tem uma melhor qualidade de vida.