
Todos os anos chega o momento em que as merecidas férias escolares começam a aproximar-se do fim e o regresso das aulas é iminente.
Com a sua aproximação, torna-se fundamental assegurar que todos os alunos têm as mesmas oportunidades de aprendizagem, especialmente quando falamos de deficiência auditiva na escola, devido aos desafios particulares que exigem adaptação de todos.
Por isso, é importante adotar as melhores estratégias para assegurar a verdadeira inclusão destes alunos.
A deficiência auditiva na escola continua a ser um tema muitas vezes negligenciado, apesar de poder afetar significativamente o percurso académico, o convívio entre colegas e a autoestima do aluno, aspetos fundamentais para o sucesso escolar.
Estima-se que, em média, 1 a 3 crianças em cada mil nascem com algum grau de perda auditiva, sendo que este número poderá ser ainda maior devido à perda auditiva que pode ser desenvolvida ao longo da infância.
Com o arranque de um novo ano letivo, é essencial que as escolas estejam equipadas e prontas a responder aos desafios dos alunos que têm perda auditiva. Desvalorizar estes casos podem comprometer o sucesso escolar e o bem-estar emocional dos alunos.
Por isso, a escola deve ser, acima de tudo, um espaço onde a inclusão é continuamente promovida e respeitada. Isto começa pelo reconhecimento dos desafios enfrentados por quem tem deficiência auditiva na escola, ao se abordar o tema sem complexos e deixando todo o corpo escolar informado e pronto para criar um ambiente mais equitativo, empático e acessível a todos.
Estes são apenas alguns dos cenários onde são claros os desafios que um aluno com deficiência auditiva na escola pode enfrentar. É urgente que as instituições de ensino adotem abordagens cada vez mais inclusivas.
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Promover a inclusão de alunos com deficiência auditiva na escola vai muito além da disponibilização de recursos mais técnicos.
Alguns dos grandes facilitadores de processo são a empatia, o conhecimento e uma abordagem pedagógica consciente, isto é, pequenas adaptações que, para nós, poderão ser muito simples, mas farão toda a diferença na vida de pessoas com deficiência auditiva na escola.
Algumas destas estratégias são:
Estas medidas, quando aplicadas consistentemente e com sensibilidade, garantem um ambiente onde todos os alunos podem aprender sob condições o mais igualitárias possível.
A resposta à deficiênca auditiva na escola deve ser alvo de uma colaboração que envolve as esferas mais importantes da vida de qualquer aluno: família, professores, técnicos especializados e, claro, o próprio aluno.
Só com este trabalho colaborativo é possível alcançar um ambiente verdadeiramente inclusivo e ajustado às necessidades auditivas e, no caso, também de ensino, de cada aluno.
Do lado da escola, a qual tem um papel ativo nesta coordenação, espera-se:
No entanto, a família tem um papel igualmente relevante no apoio ao aluno com deficiência auditiva na escola:
O sucesso escolar, cuja ligação direta com o bem-estar emocional de um aluno com deficiência auditiva na escola é inegável, depende em larga escala da eficácia de todos envolvidos.
A verdadeira inclusão começa com o compromisso de cada um.